O Dia Mundial da Dança foi comemorado através da Internet


A Companhia Nacional de Bailado assinalou esta data, com várias iniciativas digitais. A programação especial surgiu ao longo do dia no site, no Facebook e no Instagram da Companhia Nacional de Bailado. 
Para além dos espetáculos partilhados semanalmente no site, neste tempo de ficar em casa a Companhia Nacional de Bailado vai colocando nas redes sociais vídeos de ensaios dos bailarinos em casa. 
Houve ainda desafios lançados às crianças para colorirem ilustrações criadas por Bárbara Rocha para o projeto Planeta Dança, que conta a história da dança em capítulos.

CRTIC - Recursos online


A equipa de CRTIC reuniu um conjunto de recursos online que poderá ser útil para pais, educadores, professores e alunos. Poderá ser consultado AQUI.
É só clicar nas páginas que serão direcionados para os respetivos links.

E@D –Recomendações de segurança

 

A Direção-Geral da Educação em articulação com o Centro Nacional de Cibersegurança e a Comissão Nacional de Proteção de Dados, disponibiliza um conjunto de recomendações e de boas práticas, a ter em conta na utilização das tecnologias de suporte ao ensino a distância, desde o contexto de aulas não presenciais até reuniões, passando por cuidados a ter no download de apps e outros comportamentos defensivos que devem ser adotados especialmente neste período.
Divulgam-se, ainda, medidas de segurança específicas para o uso das plataformas ZOOMMoodleMicrosoft Teams e Google Classroom (a disponibilizar brevemente), de modo a que a sua utilização, no âmbito do ensino a distância, se processe de forma segura.
A Direção-Geral da Educação destaca ainda as orientações emanadas pela Comissão Nacional de Proteção de Dados, com o objetivo de  proteger os dados pessoais e minimizar o impacto sobre os direitos dos respetivos  titulares.


Para mais informações clique aqui.

Ponto de encontro dos alunos do 3.º ano
 
O grupo de professores que trabalha com os alunos do 3º ano da escola de Azurva resolveu criar um espaço de partilha e divulgação de ótimas sugestões e de atividades realizadas pelos alunos. Estamos muito agradecidos!.
A intenção é contribuir para que todos FIQUEM BEM EM CASA!
Vamos lá espreitar e experimentar!

Apoio às vítimas de violência doméstica

A COVID-19 impõe, a par das medidas necessárias para prevenir o contágio, a mobilização efetiva de meios no terreno para garantir a segurança e o apoio às vítimas de violência doméstica face ao risco acrescido de violência e dificuldade de acesso a redes de proteção em contexto de isolamento. O Governo está a desenvolver medidas que respondam a estas preocupações, criando mais estruturas de acolhimento de emergência, campanhas de informação e alerta, novas linhas e canais de comunicação com as vítimas. 

Clique aqui para ler a notícia completa!

 

“Uma decisão excecional num tempo excecional”

A Lei 1-A/2020 de 19 de março, conjugada com o Decreto 2-A/2020 de 20 de março estabelece medidas excecionais e temporárias de resposta à situação epidemiológica provocada pela COVID-19.

Neste sentido, a Ordem dos Psicólogos Portugueses disponibilizou alguns documentos e vídeos, para ajudar a lidar com o isolamento social (para pessoas de diferentes faixas etárias) e, disponibilizou, também alguns vídeos com técnicas de relaxamento.

Por se avizinharem tempos difíceis, é importante que a motivação e a união continue. Obrigada a todos que ficam em casa e a tantos outros dos quais dependemos, pois saem todos os dias de sua casa, para garantir que possamos ficar na nossa em segurança.

Psicóloga Gabriela Vieira

Leia aqui a notícia completa!

Entrega das avaliações finais do 2º período


A partir do dia 3 de abril, inclusive, os Encarregados de educação deverão aceder ao programa GIAE online para tomar conhecimento das avaliações dos seus educandos.
Os Encarregados de Educação que não se recordarem da palavra passe terão de solicitar ao Diretor de Turma, via e-mail, as ditas avaliações e aguardar, pois este processo é relativamente demorado.

Informação 

A 1ª fase das Provas Finais do Ensino Básico (9º ano) é de caráter obrigatório para todos os alunos internos (que frequentam o respetivo ano), não sendo necessário efetuar inscrição.
Na 1ª fase, apenas terão de se inscrever os alunos autopropostos, externos à escola, até 24 de março.
As inscrições para a 2ª fase, decorrerão a partir de 15 de julho, para os alunos que:
- não obtiveram aprovação na avaliação interna final de ano letivo;
- não obtiveram aprovação, após a realização da 1ª fase;
- ficaram retidos por faltas.
Todos estes realizarão as provas na condição de autopropostos.

Boletim de inscrição provas finais e de equivalência à frequência

Instruções de preenchimento

Nota: aceda a toda a informação na Plataforma Moodle - Alunos e Encarregados de Educação

Informação 

Exmos. Srs. Encarregados de Educação, mesmo após o encerramento das atividades letivas neste agrupamento, em caso de suspeição ou contágio por Covid-19 do(s) seu(s) educando(s), devem informar a escola enviando e-mail para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. / Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou telefonando para o número 234920220.
Só desta forma, poderá manter-se a identificação de cadeias de contágio e contribuir para minorar esta pandemia.

 Comunicado Urgente


O Conselho de Ministros determinou ontem, dia 12 de março de 2020, um conjunto de medidas extraordinárias e de carácter urgente, de resposta à situação epidemiológica do novo Coronavírus – COVID 19. As mesmas poderão ser consultadas AQUI.
O nosso primeiro ministro, António Costa, anunciou o fecho de escolas. 
Assim, as escolas do Agrupamento de Escolas de Eixo estarão encerradas a partir de 2ªf, dia 16 de março. No dia 9 de abril, está prevista uma reavaliação da situação.
Apelamos ao cumprimento das orientações da tutela e das orientações da Direção Geral de Saúde (DGS) para tentarmos conter a propagação do surto de coronavírus – COVID 19.


A Diretora Isabel Maria Oliveira Arribança