II ENCONTRO PADDE - AEEIXO/ 2025

A tarde de sexta-feira, no AEEixo, foi mais uma tarde de confraternização e partilhas pedagógicas inovadoras. A estratégia de motivação para o encontro revestiu-se de sabores e aconteceu mais um almoço partilhado, onde houve lugar ao diálogo, à confraternização e ao convívio.
A felicidade foi convidada e enquadrou-se na visão do Projeto Educativo do Agrupamento: fazer crescer uma organização de referência e de excelência, pela qualidade do nível do ensino e formação, pelo desenvolvimento de práticas educativas inovadoras, pela competência na formação de cidadãos responsáveis e pela felicidade que é vivida no seio das suas diferentes unidades orgânicas.
Muitos foram já os passos gigantes percorridos nos desafios da escola digital, que se assume como uma mais-valia na implementação de práticas pedagógicas inovadoras e na eficácia da comunicação interna e externa da organização.
O AEEixo felicita todos os organizadores e participantes no encontro que proporcionou a partilha de dúvidas e de soluções práticas e cumpriu mais um passo na construção da escola do século XXI!

DE MERCÚRIO A NEPTUNO!

O projeto "De mão em mão e de boca em boca" continua a dar que falar!
Desta vez, os alunos exploraram a obra "Só", de Scott Stuart, onde os diferentes planetas do Sistema Solar são personagens que promovem a singularidade e as relações e ensinam e a ver o lado bom de situações inesperadas.
A exploração do livro permitiu ainda articular competências de aprendizagem de Estudo do Meio e conhecer maravilhosas curiosidades do Universo!

NÃO PERCAS O NORTE!

Os alunos do 7.º ano foram desafiados a criar/ construir uma Rosa dos Ventos, com recurso a materiais de desperdício.
Abraçaram a ideia e a experiência resultou na obtenção de trabalhos incríveis, dignos de uma exposição, que se encontra patente na Biblioteca Escolar da Escola sede.
Não percas o norte, sobe ao 1.º andar com janelas a oeste, e visita a exposição que se encontra na direção de todos os pontos cardeais!

MENSAGEM DO DIRETOR🎂- 3 ANOS DE EQUIPA!

Há 3 anos, uniu-se uma nova equipa que deu início a um caminho desafiante, com uma nova missão e um novo Projeto para o Agrupamento.
Hoje, garantidamente, dizemos que essa caminhada tem sido repleta de muita partilha, aprendizagem, camaradagem e busca de novo conhecimento. Atrevo-me a dizer que o caminho tem sido de sucesso!
A todos os que nos continuam a acompanhar e àqueles que connosco fizeram partilha da sua passagem, gratos pela sua entrega e companheirismo no elevar do bom nome do Agrupamento de Escolas de Eixo.
O tempo voa. As memórias permanecem!
O Diretor:
Ricardo Miguel Susana Gaspar

TEA-TIME AND POETRY PARTY!

O AEEixo foi palco de mais um evento especial que combinou cultura, literatura e tradição britânica: a atividade "Tea-Time and Poetry Party" pretendeu dar a conhecer a cultura inglesa e valorizar a poesia, numa experiência enriquecedora e multicultural.
Houve lugar para a leitura de poemas de autores de diferentes nacionalidades - Inglaterra, Portugal, Ucrânia, Brasil e Quénia. A diversidade das escolhas poéticas refletiu a multiculturalidade da riqueza literária e motivou sensibilidade e expressividade dos participantes.
Alguns dos momentos marcantes do evento foram proporcionados pela canção do poema “Pela Luz Dos Olhos Teus”, de Vinicius de Moraes e pela declamação de um poema em Ucraniano por uma aluna nativa. As interpretações emocionadas trouxeram um toque especial à celebração, tornando a experiência ainda mais memorável.
O evento foi complementado com a tradição britânica do chá da tarde e com a degustação de outras iguarias típicas que proporcionaram um ambiente acolhedor e imersivo.
A atividade "Tea-Time and Poetry Party" foi um sucesso e permitiu evidenciar a importância da literatura e das artes na educação, incentivando a criatividade.
O AEEixo, em nome do Departamento de Línguas, agradece a todos os envolvidos que, gentilmente, colaboraram de forma participativa e dedicada para a concretização do evento.
Muito obrigado aa todos!

DIA MUNDIAL DO TEATRO

O Dia Mundial do Teatro celebra-se desde 1962 e foi criado pelo Instituto Internacional de Teatro para enaltecer a arte das histórias ao vivo e das personagens em palco.
Muitas são as formas de representar e, desta vez, foram os alunos do 1.º CEB de Azurva a recriar as personagens da história “A Carochinha”, do livro “Robertices”, de Luísa da Costa, em criativos e expressivos fantoches.
Momentos de muita diversão e criatividade, em aprendizagens que se misturam com autênticos momentos pedagógicos de lazer.
Viva o teatro!

CCV A CONSTRUIR PORTUGAL!

O CCV de Azurva, solicitou a participação das turmas do 3.º e do 4.º ano na atividade - "Portugal 3 D" - como complemento ao tema em desenvolvimento no presente ano letivo - “A Costa Portuguesa”.
Com os cartões dos diferentes distritos, através de pistas, os alunos construíram Portugal em 3 dimensões, com recurso à utilização das peças produzidas, validando, mais uma vez, a importância do envolvimento de diferentes competências na aprendizagem!

PARLAMENTO DOS JOVENS - SESSÃO DISTRITAL 2025

A medida “Cyber Report”, que faz parte do projeto de recomendação do AEEixo, obteve a aprovação da Assembleia Distrital do Parlamento dos Jovens, que teve lugar em Albergaria- a -Velha, no passado dia 17 de março.
Estiveram presentes 45 escolas do distrito de Aveiro que levaram à discussão 135 medidas, sendo de felicitar a forma como as alunas envolvidas defenderam a proposta do nosso Agrupamento.
Parabéns Matilde Moreira, Alice Carvalho, Maria Inês e Débora da Silva, pela forma como abrilhantaram a sala do Cineteatro Alba, representando o AEEixo com orgulho, alegria e responsabilidade!

ATIVIDADE DE SE TIRAR O CHAPÉU!

O projeto "De mão em mão e de boca em boca" lançou mais um desafio aos alunos: escolher um livro, descobrir a história, construir e colocar as personagens num chapéu ou boné e contar, depois, o resumo aos colegas.
Mais uma atividade onde a leitura e a exploração das histórias se transformou num jogo de interações cheias de criatividade e imaginação!

PARTILHA DE SONHOS!

No âmbito do projeto "De mão em mão e de boca em boca", a turma do 3.º ano da EB de Azurva contou a história do Elmer aos alunos do 1.º ano, aproveitando a magia das narrativas para compartilhar sonhos e aprendizagens.
Mais uma vez, a leitura a permitir descobrir novas personagens e moralidades que ensinam a crescer!