ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DAS ESCOLAS (OPE)
“Dá voz aos alunos”

O OPE está de volta, pelo quinto ano consecutivo! Os estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário vão poder decidir o que querem melhorar na sua escola, apresentando proposta empreendedoras.
No nosso agrupamento, um grupo de alunos do 7º ano dispôs-se a sensibilizar a comunidade para uma temática, tão conhecida como por vezes esquecida, “A RECICLAGEM”.
Os alunos estão preocupados com o Planeta, assim apelam a que nunca se esqueçam: QUE TODOS JUNTOS PODEMOS CONTINUAR A MELHORAR A NOSSA QUALIDADE DE VIDA.
No âmbito da Educação Ambiental e concorrendo ao OPE, divulgam o seu projeto.

Clique AQUI para aceder ao documento!

Regresso às Aulas em Segurança 2020-2021 - Plano de Contingência do Agrupamento de Escolas de Eixo

Divulga-se junto da comunidade escolar o Plano de Contingência e os anexos relativos a cada estabelecimento de ensino.

Plano de contingência

Plano de comunicação e informação

Anexo G - Plano de Contingência para a Utilização das Instalações Desportivas

Anexo H - Biblioteca

Anexo K1 - 1 ciclo de Eixo

Anexo K2 - 1 ciclo de Azurva

Anexo K3 - Jardim de Infância e 1 ciclo de Requeixo

Anexo L1 - Jardim de Infância de Eixo

Anexo L2 - Jardim de Infância de Azurva

Dia Mundial da Vida Selvagem

Para a comemoração do Dia Mundial da Vida Selvagem, os alunos do 3º C, da escola de Azurva, elaboraram alguns animais no seu habitat.
Estes trabalhos foram desenvolvidos no âmbito do projeto Eco- escolas.
O nosso agradecimento pelo empenho de todos!

É possível ser fisicamente mais ativo!
Mas como?

Segundo as recomendações para a prática de atividade física da Organização Mundial de Saúde todas as crianças e adolescentes devem praticar atividade física de intensidade pelo menos moderada 60 minutos todos os dias, incluindo atividades de intensidade vigorosa pelo menos três vezes por semana.
A prática regular de atividade física ajuda a promover uma boa aptidão física e bem-estar. Complementarmente, existe evidência de que a prática regular de atividade física e a aptidão física melhoram o rendimento cognitivo e o sucesso escolar.

Com todos os afazeres do dia a dia a prática de atividade física regular pode tornar-se uma tarefa complicada. Ainda assim, pouco a pouco, é possível ser fisicamente mais ativo! Mas, como?

Aceda aqui ao documento!

Carnaval em tempo de confinamento


O Carnaval não passou ao lado, para a turma do 4ª D!
No âmbito do projeto Eco-Escolas, os alunos produziram trabalhos alusivos à época, na disciplina de Expressão Plástica, durante a semana anterior.
A aula começou com a apresentação dos mesmos, à turma. De seguida, ao som de músicas de Carnaval portuguesas, os alunos divertiram-se usando os trabalhos produzidos.

Bandeira Eco Escolas para a escola E.B. 1 de Azurva

 
No dia 16 de dezembro, a escola de Azurva recebeu a bandeira Eco Escolas , referente ao ano letivo 2019/2020.

O galardão  Eco- Escolas é o reconhecimento do trabalho de todos os que contribuíram para tornar mais sustentável o dia a dia da escola e da Comunidade, onde se insere.

 

Anti-vírus, a magia do Natal contra-ataca

No dia 16 de dezembro, os alunos do primeiro ciclo de Eixo e de Requeixo assistiram a um espetáculo alusivo à época natalícia, onde a magia e o teatro apareceram de "mãos dadas".

Foi visível a alegria dos nossos meninos!

Agradecemos a cedência dos espaços por parte da Junta de Freguesia de Eixo-Eirol e da Junta de Freguesia de Requeixo. 

 

O Agrupamento de Escolas de Eixo foi novamente galardoado com o Selo Escola Amiga da Criança.

Numa iniciativa conjunta da CONFAP (Confederação Nacional das Associações de Pais), da LeYa e do psicólogo Eduardo Sá, foi lançada a 3ª edição do Selo Escola Amiga da Criança, que visou distinguir escolas que concebessem e concretizassem ideias extraordinárias, contribuindo para um desenvolvimento mais feliz da criança no espaço escolar e essencialmente a partilha dessas boas práticas. Pretendeu estimular as comunidades educativas e a sociedade em geral, a olharem de forma renovada e inspirada para aspetos fundamentais do desenvolvimento dos alunos; distinguir escolas onde as comunidades educativas se envolvessem na concretização de projetos adicionais, e partilhar com os agentes educativos de todo o país e a sociedade em geral as ideias excecionais.
Essas ideias/projetos deveriam mobilizar os recursos internos da escola, sem qualquer financiamento externo de entidades públicas ou privadas, e visavam a construção de uma escola melhor e mais amiga da Criança.
O Agrupamento de Escolas de Eixo foi galardoado com o Selo Escola Amiga da Criança com os seguintes projetos:
-Contos com Som (Serviço de Psicologia e Orientação);
-Crescer Passo a Passo (Serviço de Psicologia e Orientação);
-Espaço Solidário;
-O Direito à Diferença e à Inclusão (Serviço de Psicologia e Orientação);
-O Fantasma da Ópera;
-Pedras e Cartões da Bondade (Serviço de Psicologia e Orientação);
-Projeto Musicar Musicando;
-Trinca Bar. 

Cada selo é sinal de que naquela escola o coração está na base das aprendizagens e do crescimento e que naquele espaço a escola vai além dos seus muros. Consulte aqui o link!

A psicóloga
Gabriela Alexandra Vieira