CCV DE AZURVA NA FÁBRICA DA CIÊNCIA
O Clube Ciência Viva de Azurva voltou a visitar a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro para mais uma sessão de atividades de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM).
As motivadoras e pedagógicas atividades de laboratório e de cozinha, os Ozobots, os jogos matemáticos e o Robot Lego fizeram as delícias de todos os participantes que, mais uma vez, se envolveram de forma entusiasta e participativa.
AEEixo de mãos dadas com a ciência, a construir cidadãos informados e detentores de competências STEAM!
AVEIRO É CULTURA - EIXO E AZURVA PARTICIPAM!
Os alunos da EB de Azurva elaboraram diversos trabalhos, no âmbito do desenvolvimento do Domínio de Autonomia Curricular (DAC) subordinado ao tema "Aveiro é cultura".
As atividades tiveram como objetivo principal conduzir os alunos para uma utilização interdisciplinar dos saberes, articulando os diferentes projetos em curso, na Escola e com a participação de toda a comunidade educativa.
Os trabalhos aconteceram ao longo do primeiro semestre e promoveram o conhecimento científico, a curiosidade pelas raízes e cultura aveirenses, o espírito crítico, a criatividade e o trabalho colaborativo!
Ora vejam?... não ficaram giros?... A nossa cidade é verdadeiramente inspiradora!
PROJETO ECO-ESCOLAS – SENSIBILIZAR ATRAVÉS DA MÚSICA
O projeto “Eco-Escolas” pretende encorajar o desenvolvimento de atividades, visando a melhoria do desempenho ambiental na escola, contribuindo para a alteração de comportamentos e do impacto das preocupações ambientais e reconhecendo e premiando o trabalho efetuado e desenvolvido pelos alunos.
Neste sentido, a música pode ter um grande efeito na natureza, tanto como uma forma de comunicação e inspiração, ou como uma ferramenta para promover ações sustentáveis.
Ao utilizar a música como meio de sensibilização e mudança, podemos contribuir para a proteção e preservação do meio ambiente para as gerações futuras!
MÊS DAS JANEIRAS - CANTAR DOS REIS
Dando voz a tempos passados, os alunos da Escola Básica de Azurva saíram à rua para, com entusiasmo, cantar as “Janeiras” e cumprir essa tradição milenar alusiva ao encerramento das festividades natalícias.
Cantaram o seu desejo de Boas Festas aos habitantes locais, receberam as suas ofertas e agradeceram. À tarde, terminou-se o dia entoando canções de reis e saboreando as oferendas recolhidas!
PROJETO PARLAMENTO DOS JOVENS RECEBE DEPUTADA ÂNGELA ALMEIDA
Decorreu na passada terça-feira o debate do Parlamento dos Jovens na BE do AEEixo. O evento contou com a presença da Deputada da Assembleia da República: Ângela Almeida.
Estiveram presentes os 31deputados já eleitos à sessão escolar que participaram no debate sobre “Novas Tecnologias: oportunidades e desafios para os jovens”.
A atividade pretendeu dar a conhecer a Assembleia da República e o conceito do mandato parlamentar, bem como promover as regras do debate e o conhecimento sobre o processo de decisão do Parlamento.
A dinâmica consagrou-se numa oportunidade de impulsionar o envolvimento da comunidade escolar na concretização das atividades do Parlamento dos Jovens, bem como em mais uma ocasião democrática que visou incentivar os alunos ao cumprimento do mandato, ao respeito pela diversidade de opiniões e à aceitação das regras de formação da vontade da maioria!
Obrigada, Sra. Deputada Ângela Almeida!
Viva a democracia!
"DO MEU QUARTO PARA O MUNDO!"
A Biblioteca Escolar acolheu três sessões dirigidas às turmas do 5º ano de escolaridade, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, dinamizadas pela docente Carla Reis e subordinadas ao tema "Direitos Humanos".
A partir de um conjunto de fotografias tiradas aos quartos das crianças, pelo fotógrafo britânico James Mollison em diferentes partes do mundo, os alunos foram convidados a refletir sobre situações complexas e questões sociais que afetam as crianças e os jovens e a identificar os problemas que enfrentam.
Conscientes desses desafios diários, os alunos do AEEixo sabem que podem ser o motor de uma mudança em prol de um mundo melhor, no qual os direitos consignados na Declaração Universal dos Direitos Humanos sejam efetivamente cumpridos.
"Porque nenhuma mudança acontece por milagre, é preciso lutar e nunca desistir!"
A exposição completa das fotografias tiradas por James Mollison pode ser acedida através do seguinte link.
ESCOLA SEGURA PROMOVE TEMAS DE CIDADANIA
A equipa da Escola Segura, formada por elementos da Guarda Nacional Republicana, deu início a ações de sensibilização para o 1.º CEB, no âmbito da área de Cidadania e Desenvolvimento.
Os temas são atuais e diversificados, sendo que o 1.º ano trabalhará a Segurança Rodoviária, o 2.º ano, os Direitos da Criança, o 3.º ano, a Prevenção de maus tratos (com recurso à história “Kiko e a mão” , um projeto lançado pela União Europeia para prevenção do abuso sexual infantil) e o 4.º ano, o Bullying.
Uma parceria que enriquece os alunos do AEEixo e os ajuda a aprender a ser cidadãos responsáveis e respeitadores da vida em sociedade.
Muito obrigada, Srs. Guardas da Escola Segura! Receber-vos é sempre um gosto e uma garantia de aprendizagens para a vida!
MUSEU SKOPE - MEDICINA AO LONGO DOS TEMPOS
Um grupo de docentes do AEEixo teve a honra de participar numa visita ao Museu SKOPE, em Aradas, que tem como missão promover o conhecimento sobre o património histórico da medicina, a par do enquadramento socioeconómico e político ao longo dos tempos.
A cidade acolhe agora um espaço de educação para a saúde, que convida os visitantes a refletir sobre o impacto contínuo das evoluções médicas, onde os visitantes podem, de forma lúdica e interativa, aprender estilos de vida saudáveis, longevidade, bem-estar e medicina do futuro!
Visite também! Vai ver que vale a pena!
Mais informações no site.