Direitos Humanos

A 10 de dezembro de 1948 a Assembleia Geral da ONU aprovou a Carta Universal dos Direitos Humanos.
Os nossos alunos, sob a coordenação do departamento de Ciências Sociais e Humanas, quiseram assinalar este momento, numa época em que muitos humanos se vêem privados da sua dignidade e dos seus direitos mais fundamentais.
A ideia do Post It surge como objeto onde registamos o que não queremos esquecer.
Quisemos, sem impor nada, que todos na nossa <<casa>> sentissem que O RESPEITO PELOS DIREITOS HUMANOS DEPENDE DE TODOS sob o slogan É IMPORTANTE RECORDAR PARA NÃO ESQUECER!

Sementeira de bolotas

No âmbito do Dia da Floresta Autóctone ( 23 de novembro), todos os alunos do 2º e do 3º ciclo semearam uma bolota de carvalho, ou sobreiro, em recipiente individual. O "bolotário" será agora vigiado pelos alunos, na esperança de que nele brotem pequenas árvores autóctones. Estas serão bem vindas e posteriormente plantadas na fustigada floresta portuguesa!

“COMEMORAÇÃO DO DIA DO NÃO FUMADOR”

O agrupamento participou numa atividade que visa alertar para o fumo passivo, dirigida aos fumadores. Os alunos recolheram maços de tabaco e sensibilizaram os fumadores para a troca dos maus hábitos por bons hábitos e preocuparem-se com os fumadores passivos. Os alunos angariaram fundos para a Liga contra o cancro.

Consulte aqui o vídeo!

Ler mais...

Parlamento dos Jovens

Mais uma vez o nosso Agrupamento inscreveu-se neste Projeto, promovido pela Assembleia da República e pelo Ministério da Educação e que se desenvolve em várias fases: constituição de listas, trabalhos de grupo para apresentação das ideias, campanha eleitoral, eleições, sessão escolar, sessão distrital e sessão nacional.
O tema do Parlamento dos Jovens no presente ano letivo, para o Ensino Básico, é“Igualdade de género – -um debate para todos”...

Ler mais...

“Aprender com o Projeto Newton gostava de ler”

Os alunos do 1º ciclo já começaram a “Aprender com o Projeto Newton gostava de ler”. Um projeto que junta livros, ciência, sonhos, investigação, curiosidade, tecnologia, criatividade...
Os alunos estão a experimentar o prazer da leitura e a realizar pequenas experiências com recurso a materiais simples, de baixo custo e de fácil acesso, que podem ser replicadas em casa. Vão comportar-se como pequenos cientistas e compreender melhor o mundo em que vivem.

Dia da alimentação

No dia 16 de outubro, dia da alimentação, foi relembrado na escola básica de Eixo a importância de uma alimentação saudável. Este ano deu-se relevância às ervas aromáticas como alternativa ao sal. Os alunos do agrupamento participaram nas atividades com cartazes, maquetes, desenhos, etiquetas e receitas alusivos ao tema. Trouxeram ainda raminhos de ervas aromáticas que foram penduradas à entrada da cantina.   Juntos contra o sal!

                                                                                Consulte aqui o vídeo!

Ler mais...

“VIVER BEM”

Para COMEMORAÇÃO DO DIA DO NÃO FUMADOR – 17 NOVEMBRO 2017, o agrupamento participa numa atividade que visa alertar para o fumo passivo, dirigida aos fumadores. Os alunos irão recolher maços de tabaco vazios e transformá-los, sensibilizando os fumadores para a troca dos maus hábitos por bons hábitos e preocuparem-se com os fumadores passivos. Poderão ser feitos donativos a favor da liga contra o cancro.

Visita do Sr. Bispo

No dia 19 de outubro a escola do 1º ciclo de Requeixo recebeu a visita do Sr Bispo de Aveiro, D. António Manuel.
Os meninos da escola receberam-no com algumas poesias sobre a paz, a amizade e o amor acompanhados, na declamação, pelo som de uma guitarra muito bem tocada pela aluna do 3º ciclo, Patrícia Costa
O Sr Bispo conversou com as crianças e transmitiu uma mensagem de paz e de amor ao próximo.
No final oferecemos um ramo de flores e um pequeno e simples lanche.

Dia da Alimentação 

No dia 16 de outubro, a escola de Azurva comemorou o Dia da Alimentação.
Os alunos desenvolveram várias atividades, no âmbito das diversas áreas curriculares, denotando-se grande adesão, motivação e empenho na realização das mesmas.
Durante a semana da alimentação, solicitou-se aos encarregados de educação que fornecessem uma peça de fruta, para que no dia da Alimentação os alunos pudessem confecionar e saborear uma salada de fruta.

“Escola SaudávelMente – Boas Práticas de Saúde Psicológica e Sucesso Educativo”

Agrupamento de Escolas de Eixo Premiado com o Selo “Escola SaudávelMente – Boas Práticas de Saúde Psicológica e Sucesso Educativo”
O Agrupamento de Escolas de Eixo foi uma das 99 Escolas/Agrupamentos premiados pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, no âmbito da Campanha “Escola SaudávelMente – Boas Práticas de Saúde Psicológica e Sucesso Educativo”, tendo sido recebidas 253 candidaturas...

Ler mais...

Contactos

Rua do Forno, Apartado 27 3801-501 Eixo 

  Tel 234 920 220

Fax 234 920 226  

 E-mail geral: ebieixo@ebie.pt

Manuais Escolares

Ano Letivo 2017/2018 - Lista de manuais escolares adotados.

Consulte aqui a lista!
Cadernos de atividades
Manuais 1CEB