TENHO MEDOS? SIM...! E ENTÃO...?


O projeto de literacia "De mão em mão e de boca em boca" voltou a encantar!
A Encarregada de Educação Cristina Leal contou a história "O Pequeno Preocupossauro" e envolveu todos os pequenos “Preocupossauros” ansiosos a libertarem-se dos medos e a perceber que o ter medos é saudável e ajuda a crescer! O segredo é aprender a lidar com eles!
Obrigada, Educadora Cristina Leal! Volte sempre!

PROJETO RIOS - CIÊNCIA E LITERATURA DE MÃOS DADAS!
 
No âmbito do Plano de Ação do Eco-Escolas, em parceria com a Junta de Freguesia de Eixo-Eirol e com Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) concretizaram-se as ações planificadas no DAC “Projeto-RIOS”.
Decorre no átrio da escola sede uma exposição com poemas elaborados pelos alunos do 8º ano, que envolve a simbologia dos elementos naturais e a poesia, inspirados no troço da ribeira da Balsa.
As ilustrações resultam da participação dos alunos do 1.º e do 2.º ciclo no concurso da Composições Artísticas da ASPEA e são acompanhadas da exposição de invertebrados da Universidade de Aveiro - ”Criaturas Misteriosas do Oceano”.
No âmbito da atividade, os alunos participaram ainda na palestra/debate “Laboratórios de ideias”, integrada no projeto RIDE- Rivers of Ideas, que decorreu na Biblioteca Escolar.
O AEEIXO agradece a todos os participantes e dinamizadores – a autonomia curricular é uma mais-valia na escola e permite a concretização de atividades e projetos incríveis!
 
 
NAMORA... MAS COM AFETOS!
 
Na passada quarta-feira, a BE do AEEixo acolheu a palestra “Afetos no Namoro”, dirigida aos alunos do 9º ano.
No âmbito do domínio da Sexualidade da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos tiveram a honra de receber a Médica de Medicina Geral e Familiar na Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, Dra. Ana Laura Fonseca, que colocou e respondeu a questões muito importantes, tais como “Quais são as linguagens do amor?”, “Como agir em momentos de conflito?”, “Numa amizade/relação não saudável o que se vê, o que se ouve, o que se sente?”, “Quais os sintomas/sinais num relacionamento abusivo?” e “Como procurar ajuda?”.
Depois de tantas partilhas, a conclusão: “A violência no namoro acontece quando, no contexto das relações de namoro, um dos parceiros (ou mesmo ambos) recorre à violência com o objetivo de se colocar numa posição de poder e controlo.” (Associação Portuguesa de Apoio à vítima, 2020)
A sessão contou ainda com a abordagem ao tema dos métodos contracetivos e dos cuidados a ter na sua utilização.
O AEEixo deixa palavras de gratidão à Dr.ª Ana Laura pela sua manifesta disponibilidade e profissionalismo. Foi um gosto recebê-la na nossa Escola!
DE MÃO EM MÃO, COM A UNIVERSIDADE DE AVEIRO
 
Um grupo de estagiárias da UA trouxe à Escola de Azurva a história, "Um gato na árvore", de Pablo Albo & Géraldine Alibeu.
A história desenrola-se em cenários do nosso quotidiano, misturando o real com o imaginário e deixa lições de vida muito importantes!
Mais uma iniciativa no âmbito do projeto de literacia "De mão em mão e de boca em boca", a dar cartas na participação de elementos de entidades parceiras, que trazem riqueza e acrescentam valor às aprendizagens.
Agradecimentos à UA e às estagiárias, pela sua disponibilidade e dedicação!
 
 
MÁQUINA DE RABISCOS - ARTE E CIÊNCIA DE MÃOS DADAS!
 
Os alunos do 2ºC da EB de Eixo embarcaram numa aventura emocionante no mundo da arte e da ciência, dinamizada pela Fábrica da Ciência, no âmbito do projeto TechLab.
Com o objetivo de explorar a criatividade e a imaginação através da atividade "Máquina de Rabiscos", o projeto interativo combinou arte e tecnologia de forma inovadora, criando um universo onde a imaginação não conhece limites.
Resultado: crianças encantadas com a ideia de que seus desenhos podem ganhar vida através da tecnologia!

MÁQUINAS DE VIAJAR NO TEMPO

"Até hoje, que se saiba, ainda só inventaram duas máquinas de viajar no tempo: a leitura e a escrita," escreveu António Nabais na sua apresentação.
Foi assim, através da partilha das suas experiências de vida, da sua escrita e de leituras de excertos do livro "República Reprimida", que os alunos do 8º ano acolheram o escritor, coautor da coleção "Contos arrepiantes da História de Portugal".
A Biblioteca Escolar e o Departamento de Línguas do AEEixo agradecem o seu valioso contributo na motivação para a leitura!

DIVULGAÇÃO/ASPEA – EVENTOS DE MAIO - ADIADA

Com o objetivo de valorizar os rios e as comunidades locais, potenciando a competência para planear ações de recuperação fluvial ambientalmente sustentáveis, A ASPEA (Associação Portuguesa de Educação Ambiental) tem a honra de convidar a comunidade educativa a participar nos eventos a decorrer ao longo do mês de maio:
11 de maio - 21h - “Os nossos rios”, no Centro Cultural de Eixo;
15 de maio - 14h - “O futuro dos nossos rios”, na Biblioteca da Escola Sede do Agrupamento de Eixo;
25 de maio – das 10h às 17h - Festival dos Rios, com caminhada, (iniciativa promovida pelo Projeto Eramus + RIDE: River of IDEas), no Parque da Balsa e no Centro Cultural de Eixo.
Inscrições: através do QR code do cartaz.
Inscreva-se!
LIVRES NA NATUREZA RUMO À DESCOBERTA DA FREGUESIA!
 
Na véspera do 25 de Abril, os alunos do 1º ciclo embarcaram numa incrível aula de campo pelos caminhos rurais de Eixo, na celebração de uma escola livre, onde as aprendizagens acontecem em muitos contextos.
Ao longo do trajeto repleto de caminhos floridos e ao som dos pássaros, uma paragem especial na casa dos avós permitiu presenciar a confeção tradicional dos folares, um símbolo delicioso da época.
A aventura culminou com a chegada ao rio e ao forno romano - locais históricos da freguesia – e decorreu no âmbito do Plano de Ação do Eco-escolas, promovendo o contacto com a natureza, o respeito pelo património cultural e a valorização das tradições.
Consulte AQUI o vídeo da aventura dos pequenos exploradores.
LIVROS EM FESTA!
 
Abril é mês de festa para todos aqueles que apreciam os livros e a Leitura, pois celebra-se o Dia Internacional do Livro Infantil e o Dia do Livro e dos Direitos de Autor.
O projeto "De mão em mão e de boca em boca" da escola de Azurva dinamizou uma série de atividades alusivas à data, como a elaboração de marcadores de livros e momentos de leitura e de dramatização e partilha de histórias!
Os livros são um importante meio de transmissão de cultura e informação, e ainda, elementos fundamentais no processo educativo – poder ler também é liberdade!
DIVULGAÇÃO – FEIRINHA DAS FLORES!
 
As turmas do 5º ano do AEEixo vão promover, amanhã, a Feirinha das Flores, partilhando excelentes propostas de presentes naturais para oferecer às mães ou a outras pessoas queridas. As simbólicas receitas serão utilizadas na criação de um ambiente ainda mais bonito e acolhedor no hall de entrada da Escola Sede do Agrupamento.
Participa e nunca te esqueças – oferecer uma flor/planta é dar vida e demonstrar vontade de crescer juntos!