Centro de Congressos de Aveiro

No passado dia 30 de outubro, o Agrupamento de escolas de Eixo levantou a bandeira verde, no âmbito do projeto Eco-Escolas, no Centro de Congressos de Aveiro, através da escola de Azurva. Esta escola participou no ano letivo 2018/2019, tendo sido galardoada pelo seu trabalho.
Estiveram presentes pais, alunos e professores, assim como os agrupamentos do concelho de Aveiro.
A escola de Azurva agradece todo o empenho, trabalho e dedicação dos alunos, professores, pais e auxiliares.

Museu da Cidade

No dia 24 de Outubro, a turma 2 I, da escola de Azurva deslocou-se ao Museu da Cidade, em Aveiro para a elaboração de um azulejo.
Os alunos puderam colocar as mãos no barro e fizeram o seu próprio azulejo. Esta atividade insere-se na cultura e património aveirense.
Uma experiência muito interessante e gratificante!

Halloween Azurva

No âmbito do projeto Eco-Escolas, os pais e alunos da escola de Azurva elaboraram trabalhos com material reutilizável, sobre o tema do halloween.

"COM AS NOSSAS FAMÍLIAS, APRENDEMOS MAIS!"

No âmbito do Projeto do JI de Eixo "COM AS NOSSAS FAMÍLIAS, APRENDEMOS MAIS!", na semana do Dia da Alimentação, o Chefe Zé veio visitar-nos e ensinar a sermos mais saudáveis.
Equipado com a sua jaleca e gorro, manuseando as suas facas profissionais, deliciamos-nos a comer espetadas de fruta preparadas pelo Chefe!
Obrigada Pai do Dinis!
Meninos do JI de Eixo

Eco-Escolas e da Sustentabilidade

No âmbito do projeto Eco-Escolas e da Sustentabilidade, os alunos da turma 2 I, da escola de Azurva, em articulação com os pais, elaboraram vários animais, com materiais reutilizáveis. Deste modo, aprentaram os seus animais com as respetivas características e modos de vida. Deram grande ênfase aos animais em vias de extinção.
Obrigada a todos pelo empenho e dedicação!

Visita guiada ao Quartel dos Bombeiros Aveiro -Velhos

No dia 17 de outubro, com o patrocínio da União de Juntas de Freguesia de Requeixo, Nariz e Nª Srª de Fátima, as crianças do JI e os alunos do 1º ciclo do Estabelecimento de Ensino de Requeixo, participaram numa visita guiada ao Quartel dos Bombeiros Aveiro -Velhos.
As crianças/alunos puderam observar de perto a vivência de um quartel e a sua organização. Ficaram sensibilizados para a importância que os bombeiros têm na proteção de todos nós, quer ao nível da prestação de socorro em variadas situações, nomeadamente acidentes de viação, transporte de doentes, como também ao nível do combate aos incêndios florestais e urbanos.
Por parte dos bombeiros que nos acolheram, a receção foi extremamente calorosa e durante a visita mostraram preocupação em que os esclarecimentos fossem entendidos por todos os presentes não evitando esforços por enriquecer esta experiência, permitindo até que as crianças andassem dentro de uma das suas viaturas, um autotanque.
Bem haja, Soldados da Paz!

Dia Mundial da Alimentação

No dia 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, as crianças e alunos do Estabelecimento de Ensino de Requeixo comemoraram esta data de forma diferente e muito divertida.
Sob o lema: Alimentação saudável, em ambiente saudável, com modos de vida saudável, deslocámo-nos a pé, à Pateira de Requeixo. Neste este espaço tão aprazível, realizámos jogos, desenhos na areia, percursos orientados na mata e observação da natureza, com várias espécies vegetais e frutícolas, culminando com saudáveis e saborosos lanches.

A Escola Básica de Eixo é uma escola "10 minutos a LER - Ler sempre. Em qualquer lugar."

Para estimular a criação de uma rotina de leitura na família, nas escolas, no trabalho e no lazer, o Plano Nacional de Leitura (PNL2027) lançou o repto: Ler sempre.
Em qualquer lugar. É no âmbito deste repto que se enquadra o desafio dirigido, este ano, às escolas dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário da rede pública, para que instituam no seu quotidiano a atividade diária da leitura por prazer. Esta pode ter lugar a qualquer hora e em qualquer espaço e contexto escola: na sala de aula, na biblioteca, nos laboratórios, no refeitório, no ginásio, no pátio, … Não interessa onde se lê, mas que a todos seja dada a oportunidade de o fazer todos os dias, escolhendo para tal um texto da sua preferência.
O apoio do PNL2027 a esta iniciativa traduz-se, em 2019, na atribuição às escolas de uma verba de 1.000€ para atualizar e reforçar o fundo documental destinado a suportar o empréstimo e a circulação das obras.

Plano Nacional de Leitura

 Ler sempre em qualquer lugar

VISITA DE UM GRUPO DE PROFESSORES E ALUNOS DA REPÚBLICA CHECA

No âmbito do programa Eramus +, estabeleceram-se, em anos anteriores, relações de camaradagem entre a nossa escola e uma escola da República Checa – T. J. Masaryk School. Na passada quinta-feira, dia 28 de setembro, recebemos, em Eixo, 50 alunos e 21 acompanhantes desta escola da Europa de Leste, entre eles, as professoras responsáveis, Vera Komonova e Barbora Komonova.
Os professores da nossa escola organizaram diversas atividades, como a visita às nossas instalações escolares, em que várias turmas se envolveram, nomeadamente, o 8.º A e o 9.º A. Os alunos estrangeiros presentearam-nos com três danças de elevado nível artístico.
Foi uma experiência única e inesquecível para os alunos da nossa escola e uma motivação extra para a aprendizagem da língua inglesa. Aceda aqui à página do facebook.
Inês Marques, 8.º A

Um dia com o Presidente

No passado dia 20 de Setembro, foi -me dado o privilégio de passar um dia com o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Dr. Ribau Esteves, no âmbito do projeto “Um dia com o Presidente”. Um aluno de cada escola, do nosso concelho, foi selecionado para esta atividade… em Eixo, calhou-me a mim o privilégio. A intenção era dar a conhecer aos jovens um pouco mais do dia-a-dia do Presidente, das suas funções, da cidade e dos seus projetos futuros.
Este dia diferente começou quando o conheci e descobri um pouco mais das suas funções enquanto Presidente. O seu grande objetivo é assegurar o bem-estar da cidade e dos seus habitantes. Fiz um lindo passeio de moliceiro durante o qual o Sr. Presidente da Camara Municipal de Aveiro contou um pouco mais acerca da história da nossa cidade, o objetivo dos projetos já construídos e os projetos colocados “em cima da mesa” para se realizarem. Para encerrar a manhã, fui conhecer uma empresa, em Cacia, que constrói e repara diversos equipamentos hidráulicos. Estive presente numa reunião, entre o Presidente e os donos da empresa, onde foram tratadas imensas questões burocráticas.
Durante a tarde visitei algumas obras localizadas no centro da cidade. Conheci, “passo a passo” a Câmara Municipal, situada no espaço do Centro Cultural de Congressos, e o quotidiano de toda a equipa que trabalha como Presidente, Dr. Ribau Esteves.
Este foi um dia completamente diferente do comum pois, para além de ter sido passado com o Presidente, fiquei a conhecer mais detalhes na minha própria “casa”. Foi bastante interessante, ativo, cativante e, principalmente, desafiador pois ao contrário do que pensava, ser Presidente não é de todo fácil, é necessário ter muito conhecimento matemático, estratégia e ser empreendedor.

Rosana Sousa, 9ºA

Contactos

Rua do Forno, Apartado 27 3801-501 Eixo   Tel 234 920 220    Fax 234 920 226     E-mail geral: ebieixo@ebie.pt