MENSAGEM DO DIRETOR🎂- 3 ANOS DE EQUIPA!

Há 3 anos, uniu-se uma nova equipa que deu início a um caminho desafiante, com uma nova missão e um novo Projeto para o Agrupamento.
Hoje, garantidamente, dizemos que essa caminhada tem sido repleta de muita partilha, aprendizagem, camaradagem e busca de novo conhecimento. Atrevo-me a dizer que o caminho tem sido de sucesso!
A todos os que nos continuam a acompanhar e àqueles que connosco fizeram partilha da sua passagem, gratos pela sua entrega e companheirismo no elevar do bom nome do Agrupamento de Escolas de Eixo.
O tempo voa. As memórias permanecem!
O Diretor:
Ricardo Miguel Susana Gaspar

TEA-TIME AND POETRY PARTY!

O AEEixo foi palco de mais um evento especial que combinou cultura, literatura e tradição britânica: a atividade "Tea-Time and Poetry Party" pretendeu dar a conhecer a cultura inglesa e valorizar a poesia, numa experiência enriquecedora e multicultural.
Houve lugar para a leitura de poemas de autores de diferentes nacionalidades - Inglaterra, Portugal, Ucrânia, Brasil e Quénia. A diversidade das escolhas poéticas refletiu a multiculturalidade da riqueza literária e motivou sensibilidade e expressividade dos participantes.
Alguns dos momentos marcantes do evento foram proporcionados pela canção do poema “Pela Luz Dos Olhos Teus”, de Vinicius de Moraes e pela declamação de um poema em Ucraniano por uma aluna nativa. As interpretações emocionadas trouxeram um toque especial à celebração, tornando a experiência ainda mais memorável.
O evento foi complementado com a tradição britânica do chá da tarde e com a degustação de outras iguarias típicas que proporcionaram um ambiente acolhedor e imersivo.
A atividade "Tea-Time and Poetry Party" foi um sucesso e permitiu evidenciar a importância da literatura e das artes na educação, incentivando a criatividade.
O AEEixo, em nome do Departamento de Línguas, agradece a todos os envolvidos que, gentilmente, colaboraram de forma participativa e dedicada para a concretização do evento.
Muito obrigado aa todos!

DIA MUNDIAL DO TEATRO

O Dia Mundial do Teatro celebra-se desde 1962 e foi criado pelo Instituto Internacional de Teatro para enaltecer a arte das histórias ao vivo e das personagens em palco.
Muitas são as formas de representar e, desta vez, foram os alunos do 1.º CEB de Azurva a recriar as personagens da história “A Carochinha”, do livro “Robertices”, de Luísa da Costa, em criativos e expressivos fantoches.
Momentos de muita diversão e criatividade, em aprendizagens que se misturam com autênticos momentos pedagógicos de lazer.
Viva o teatro!

CCV A CONSTRUIR PORTUGAL!

O CCV de Azurva, solicitou a participação das turmas do 3.º e do 4.º ano na atividade - "Portugal 3 D" - como complemento ao tema em desenvolvimento no presente ano letivo - “A Costa Portuguesa”.
Com os cartões dos diferentes distritos, através de pistas, os alunos construíram Portugal em 3 dimensões, com recurso à utilização das peças produzidas, validando, mais uma vez, a importância do envolvimento de diferentes competências na aprendizagem!

PARLAMENTO DOS JOVENS - SESSÃO DISTRITAL 2025

A medida “Cyber Report”, que faz parte do projeto de recomendação do AEEixo, obteve a aprovação da Assembleia Distrital do Parlamento dos Jovens, que teve lugar em Albergaria- a -Velha, no passado dia 17 de março.
Estiveram presentes 45 escolas do distrito de Aveiro que levaram à discussão 135 medidas, sendo de felicitar a forma como as alunas envolvidas defenderam a proposta do nosso Agrupamento.
Parabéns Matilde Moreira, Alice Carvalho, Maria Inês e Débora da Silva, pela forma como abrilhantaram a sala do Cineteatro Alba, representando o AEEixo com orgulho, alegria e responsabilidade!

ATIVIDADE DE SE TIRAR O CHAPÉU!

O projeto "De mão em mão e de boca em boca" lançou mais um desafio aos alunos: escolher um livro, descobrir a história, construir e colocar as personagens num chapéu ou boné e contar, depois, o resumo aos colegas.
Mais uma atividade onde a leitura e a exploração das histórias se transformou num jogo de interações cheias de criatividade e imaginação!

PARTILHA DE SONHOS!

No âmbito do projeto "De mão em mão e de boca em boca", a turma do 3.º ano da EB de Azurva contou a história do Elmer aos alunos do 1.º ano, aproveitando a magia das narrativas para compartilhar sonhos e aprendizagens.
Mais uma vez, a leitura a permitir descobrir novas personagens e moralidades que ensinam a crescer!

ACADEMIA DIGITAL PARA PAIS – 5º EDIÇÃO E ESTAMOS DE VOLTA!
Como já é de conhecimento, a Academia Digital para Pais está disponível no AEEixo e este ano letivo volta a promover, no decorrer do mês de abril, o Curso de Competências Digitais Básicas! Com o objetivo de capacitar Pais e Encarregados de Educação, ao nível das competências digitais básicas, estas ações de formação são gratuitas e serão realizadas em horário pós-laboral, na Escola Básica de Eixo, na sala - Academia Digital - equipada com computadores doados pela E-REDES.
Os/as formadores/as serão alunos/as capacitados/as para o efeito, com coordenação da Equipa de Integração do Aluno (EIA), representada pelas técnicas afetas ao Plano de Desenvolvimento Pessoal Social e Comunitário (PDPSC).
O prazo de inscrição decorre até dia um de abril e a mesma deverá ser formalizada na Escola Sede do Agrupamento.
Inscreva-se!

 

 

CONVITE – CONSELHO ECO-ESCOLAS

O AEEixo convida a comunidade escolar a participar no próximo Conselho Eco-Escolas, que terá lugar na próxima terça-feira, dia 25 de março, pelas 17 horas, na Biblioteca da Escola Sede.
Apela-se assim à colaboração de todos nas ações e atividades a desenvolver no âmbito da educação ambiental para a sustentabilidade.
Juntos, por um mundo melhor!

MANHÃ MUSICAL NA BE COM BRAGUESAS E CAVAQUINHOS!

A disciplina de Educação Musical e a Biblioteca do AEEIXO convidaram o músico e compositor português Daniel Pereira de Cristo para desenvolver uma oficina de instrumentos musicais tradicionais dirigida aos alunos do 2.º ciclo.
Multi-instrumentista e cantautor, Daniel venceu o Prémio Carlos Paredes 2018, com o álbum a solo - Cavaquinho Cantado, convidado apresentou o seu percurso musical e o domínio de diversos instrumentos tradicionais portugueses, como o cavaquinho e a braguesa.
As boas-vindas ao cantautor foram dadas com música e os alunos apresentaram dois temas - “Nana meu menino” e “Sou da terra do vira”- que preparam em contexto de aula de educação musical, utilizando voz, flauta de bisel, cordofones e percussão e explorando os conteúdos musicais trabalhados.
Muito obrigado, Daniel, pela oportunidade de mais uma manhã cultural e musical no AEEixo!