ESCOLA CIÊNCIA VIVA

Na semana de 7 a 11 de fevereiro, os alunos do quarto ano da Escola Básica de Eixo viveram uma semana de aprendizagem diferente na Escola Ciência Viva.

No primeiro dia, conhecemos a nossa sala de aula. Era espaçosa, estava bem organizada, tinha um pequeno anfiteatro de madeira, as mesas eram redondas e havia um espaço para atividades lúdicas.
Ao longo dos dias, consoante as aprendizagens a realizar, percorremos vários espaços para além da sala de aula: laboratórios, oficinas e salas de histórias com ciência. Aprendemos sobre a alimentação saudável, os astros, programação, composição das células, diversidade animal, trabalhámos com eletricidade e ligámos arte e ciência. Para todas estas aulas, tivemos cerca de dez professores de diferentes áreas da ciência.
Para encerrar a nossa semana de aulas, estivemos à conversa com um cientista, que nos contou um pouco da sua vida, fez algumas experiências divertidas e falou sobre as características de um cientista: a curiosidade e a procura de respostas para as perguntas que nos surgem no dia a dia.

Foi uma semana excelente!

Os alunos do 4.º J

 

"CONTOS DE RECONTAR"

No dia 22 de fevereiro, alunos do 1ºCEB do agrupamento (EB de Azurva, EB de Requeixo e uma turma da EB Eixo) assistiram à peça de teatro "Contos de Recontar", dinamizada pela Companhia Reflexo, no Centro Cultural de Eixo. No dia 25, os restantes alunos da EB de Eixo irão assistir à mesma peça e no mesmo local, gentilmente cedido pela Junta de Freguesia de Eixo-Eirol.
"Contos de recontar" é uma viagem ao universo popular português em que a tradição e a cultura são os convidados de honra.

“MEGA SPRINTER, fase escola”


Entre os dias 21 e 25 de fevereiro será realizado a atividade MEGA SPRINTER que contempla a Prova da Corrida de Velocidade (40m) e a Prova do KM. Este ano a atividade é desenvolvida nas aulas de Educação Física, apuramento dos alunos dentro de cada turma. Os alunos apurados irão representar o Agrupamento de Escolas de Eixo na Fase seguinte da Atividade, agendada para dia 22 de março de 2022 no Estádio Municipal de Vagos.
Consulta aqui o Cartaz de Divulgação da Atividade e o Percurso da Prova do KM.

O Agrupamento de Escolas de Eixo vai passar a integrar a Rede de Clubes Ciência Viva na Escola


O Agrupamento de Eixo viu ser aprovada a sua candidatura à Rede de Clubes Ciência Viva na Escola (CCVnE) com a pontuação máxima.
O CCVnE do Agrupamento de Escolas de Eixo tem como parceiros a Fábrica da Ciência da Universidade de Aveiro e a Câmara Municipal de Aveiro e desenvolverá atividades em diversas áreas: Artes, Ciências Naturais, Físico-Química, Informática, Matemática, Programação, Robótica e Sustentabilidade, onde será valorizado o trabalho prático e experimental, a interdisciplinaridade e o trabalho colaborativo, contextualizando o conhecimento em situações que se aproximem dos problemas reais que caracterizam a ciência e tecnologia do século XXI.
Envolverá os alunos dos segundo e terceiro ciclos e decorrerá até 31/08/2025.
Parabéns à equipa do Clube Ciência Viva pelo empenho nesta candidatura!

Aula de campo de janeiro
 
Na aula de campo de janeiro, os alunos da escola de Requeixo, começaram a sua atividade por verificar o estado das árvores, plantadas no parque de Requeixo no dia da floresta autóctone. Estavam bem, mas como não tem chovido aproveitamos para as regar. 
Depois, seguimos para o percurso planeado onde constatamos que algumas árvores já estão em flor e que há pouca água no rio, para a época do ano.
Falamos com os pescadores e recolhemos possíveis restos ameijoa de água doce. 
Foi uma atividade muito enriquecedora, aconchegada por este sol quente de janeiro. 
Esta atividade está integrada no plano de ação do Eco-Escolas da EB de Requeixo.

ACD Projeta-Me em Aveiro, no Museu de Aveiro

Integrada no Plano 21|23 Escola+ (plano de recuperação das aprendizagens), foi realizada a Ação de Formação de Curta Duração (ACD) - Projeta-me | Caixa de Imagens do Mundo, no passado dia 12 de janeiro, dirigida a todos os docentes do Pré-escolar, dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico e docentes de Educação Especial das escolas associadas ao Centro de Formação dos Agrupamentos de Escolas dos Concelhos de Aveiro e Albergaria-a-Velha que foi parceiro na organização e divulgação. A ACD decorreu no Museu de Aveiro, espaço cedido gentilmente pela Câmara Municipal de Aveiro, a quem agradecemos a colaboração, bem como à equipa do Museu, que foi de um grande profissionalismo e amabilidade.

Foi ainda possível presentear os formandos com um desconto em material técnico e na impressão do Roteiro - Projeta-me | Caixa de Imagens do Mundo, pois contámos com a disponibilidade e gentileza da Papelaria Titocas e do Centro de Cópias Vídeo Norte – Aveiro1, a quem agradecemos a colaboração.

Os formadores que foram responsáveis pela dinamização da ACD, fazem parte do Programa de Educação Estética e Artística: Dina Soares (Equipa de Educação Artística), Carlos Pais (Embaixador PEEA Centro Interior), Tânia Sardinha (Embaixadora PEEA Aveiro) e Paulo Pereira (Embaixador PEEA Coimbra).

A ACD contou com formandos de vários Agrupamentos de Escolas, incluindo do AE de Eixo. Os colegas que participaram foram muito dinâmicos, participativos e despertos para a aprendizagem das Artes dentro e fora da "caixa". Um muito obrigada a todos os que puderam estar presente, contribuindo para o sucesso da ACD Projeta-me | Caixa de Imagens do Mundo, em Aveiro.

Procedimento Concursal prévio para o cargo de Diretor do Agrupamento de Escolas de Eixo, Aveiro

Nos termos dos pontos 3 e 4 do artigo 21º do Decreto-Lei nº 75/2008, de 22 de abril, com a nova redação dada pelo Decreto-Lei nº 137/2012 de 2 de julho, torna-se público a lista do candidato admitido a concurso:


Candidato admitido:

Ricardo Miguel Susana Gaspar

Consulte AQUI o anexo

Agradecimento

O "Projeto Espaço Solidário" tem como finalidade incutir uma consciência de sustentabilidade e de preservação do nosso meio ambiente, na reutilização de texteis, acessórios, brinquedos e livros. No Natal, no âmbito deste projeto, foi dinamizada uma campanha: “Traz um alimento e leva uma peça de roupa”. Toda a comunidade escolar colaborou, tendo havido muitas doações, sobretudo de roupas e acessórios.
Os alimentos angariados foram reunidos em cabazes doados a famílias carenciadas, devidamente identificadas pela assistente social do nosso agrupamento, proporcionando às mesmas uma consoada mais digna.
O objetivo da campanha foi plenamente alcançado: sensibilizar os alunos e toda a comunidade escolar para uma atitude proativa perante os problemas da sociedade.
Mais uma vez a comunidade escolar de Eixo vem mostrar que a sustentabilidade e a solidariedade são assuntos de interesse e concretizados com este projeto.
Agradecemos a todos o apoio e a participação.
A loja solidária está de portas abertas, SEMPRE!

“Novo Ano 2022… Novos desafios…”


Segundo as recomendações para a prática de atividade física da Organização Mundial de Saúde todas as crianças e adolescentes devem praticar atividade física de intensidade pelo menos moderada 60 minutos todos os dias, incluindo atividades de intensidade vigorosa pelo menos três vezes por semana.
A prática regular de atividade física ajuda a promover uma boa aptidão física e bem-estar. Complementarmente, existe evidência de que a prática regular de atividade física e a aptidão física melhoram o rendimento cognitivo e o sucesso escolar.
Com todos os afazeres do dia a dia a prática de atividade física regular pode tornar-se uma tarefa complicada. Desafia-te!
1. Pensa nas tuas razões individuais para queres praticar atividade física. Identifica os teus benefícios e as áreas que mais valorizas (saúde, necessidade de relaxar, melhoria da aparência física …).
2. Tornar a atividade física num hábito é mais fácil quando optares por uma atividade que se adequa aos teus gostos e à tua disponibilidade de horários.
3. Escolhe uma data para começar e planeia o que fazer, em cada dia da semana. Começa devagar e aumenta, gradualmente, o tempo que dedicas à prática de atividade física.
4. Podes solicitar a colaboração dos teus professores de Educação Física.

Recomendações de atividade física para crianças e jovens!

Cidadania e Desenvolvimento 

Na área curricular de Cidadania e Desenvolvimento no primeiro semestre, no âmbito do tratamento do domínio “Instituições e participação democrática”, os alunos prepararam, nas várias turmas, sugestões de melhoria para a sua vivência na escola. Surgiu, assim, um painel de sugestões por turma, bem como as respetivas propostas de solução para execução e a indicação dos recursos materiais e humanos necessários.

Leia AQUI a notícia completa!