Projeto “Saber + Saúde”

Durante o mês de março e no âmbito do Projeto “Saber+ Saúde” foram criados mais 2 pósteres digitais, sobre ervas aromáticas como a salsa, coentros, sálvia e alecrim, que resultaram da pesquisa por parte das turmas do 9ºB e 9ºC.

As ervas aromáticas, ricas em micronutrientes como vitaminas e minerais, têm uma importante função na regulação de vários aspetos do organismo, pelo que deveríamos incluí-las com mais regularidade na nossa alimentação.

A nível do vídeo, o tema escolhido pela turma do 9ºA foi o “Álcool e Drogas”, tendo sido também da sua responsabilidade a respetiva criação e edição. Este vídeo tem como objetivo, sensibilizar a comunidade escolar para a importância de dizer não ao consumo de Álcool e Drogas.

Consulte AQUI o vídeo!

Consulte AQUI o cartaz da Salsa e Coentros!

Consulte AQUI o cartaz da Sálvia e Alecrim!

Feliz Páscoa

O clube de ciência viva do Agrupamento de Escolas de Eixo, deseja a toda a comunidade educativa uma Feliz Páscoa.

Consulte AQUI o vídeo elaborado pelas alunas do clube em Stop Motion.

GNR em Ação

No âmbito da disciplina de Cidadania, a GNR dinamizou uma ação sobre Segurança Rodoviária, aos alunos do 1 ano, do Agrupamento.
Sensibilizar as nossas crianças para a Educação Rodoviária é importante para formar cidadãos responsáveis.

Saída ao Parque da Balsa

Hoje foi tempo … de ser CRIANÇA!
Ver a bola subir no ar…
Fazer DANÇAS de roda!
BRINCAR com a Natureza
Sujar a roupa!
RIR muito.
Inventar BRINCADEIRAS!
TEMPO de ser ainda mais FELIZ!
O NOSSO TEMPO…

Escola Básica de Azurva

Sessão distrital – Parlamento dos Jovens

Realizou-se no dia 27 de março, no Centro de Artes de Ovar, a Sessão Distrital do Ensino Básico do Programa Parlamento dos Jovens, cujo tema abordado este ano foi “A Saúde Mental nos Jovens - Que desafios? Que respostas?”.

As alunas deputadas Ângela Sousa (9ºC), Luana Carvalho (8ºD) e Joana Rodrigues (8ºA) representaram a nossa escola, apresentando e defendendo o Projeto de Recomendação aprovado na Sessão Escolar, realizada a 18 de janeiro. Além disso, contribuíram com as suas ideias para a redação do Projeto de Recomendação pelo círculo de Aveiro, que será apresentado na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens, na Assembleia da República, nos dias 8 e 9 de maio,. A Sessão Distrital pelo Círculo de Aveiro envolveu 37 escolas e 114 jovens deputados.

Foi um dia muito preenchido, mas cheio de novas experiências e aprendizagens para as nossas jovens deputadas, que vivenciaram na primeira pessoa o funcionamento da nossa democracia, despertando nelas o interesse pela participação cívica e pelo debate de temas da atualidade.

As professoras que acompanharam as alunas tiveram ainda a oportunidade de conhecer um pouco melhor o município de Ovar ao visitar a Casa Museu de Júlio Dinis.

Dia das Línguas Estrangeiras

No dia 22 de março, o Agrupamento de Escolas de Eixo comemorou o Dia das Línguas Estrangeiras, dinamizado pelos grupos de Inglês e Francês. A escola engalanou-se com as cores, balões e bandeiras alusivos a ambos os países para receber os alunos do 2º e 3º ciclos, da parte da manhã. As atividades tiveram início com uma pancake race, que consistiu numa corrida, por ano de escolaridade, na qual os alunos competiam com uma frigideira e uma panqueca. Reinou o entusiasmo e a boa disposição, bem patente numa renhida corrida onde participaram os professores. Seguiu-se uma Tea Party, onde os alunos puderam beber um chá tipicamente britânico, acompanhado de um crepe, ou bolos dos mais variados tipos. It was a TEArrific time!
Para uma digestão mais rápida da doçaria, o Programa indicava que o Karaoke vinha a seguir. Para abrir as hostilidades, os professores dinamizadores, aos quais se juntaram outros, imbuídos do espírito “estrangeiro”, cantaram em Inglês e Francês. Posteriormente, os alunos cantaram com afinco e tiveram a colaboração do nosso assistente operacional, Fábio Ruela, que desempenhou as funções de “sound engineer”. Tout a été parfait!
Por último, os alunos do 2º ciclo foram colocados à prova, num “spelling contest” que decorreu na biblioteca.
Todos os alunos foram envolvidos, tendo sido difundidos aspetos da cultura, da gastronomia e da língua de ambos os países.
Os dinamizadores agradecem a colaboração de todos, desde os professores aos assistentes operacionais, encarregados de educação e alunos, quantos contribuíram para que este dia tivesse sido um sucesso.
See you again next year! À l'année prochaine!

Exposição/Concurso Rosa dos ventos

A exposição e concurso Rosa dos ventos efetivou-se a partir de atividades realizadas pelos alunos do 7º ano através da implementação de um projeto de Domínio de Autonomia Curricular (DAC) entre as disciplinas de Geografia e Educação Visual.
A origem da rosa dos ventos está associada à Grécia Antiga, através do termo “rumos do vento”, que inclusive inspirou o seu nome.
Na Grécia Antiga, os rumos dos ventos eram utilizados com o objetivo de determinar as direções. Os rumos iniciais eram dois, que com o tempo aumentaram para oito.
Foi a partir do séc. XIV que a rosa dos ventos foi incorporada em cartas e mapas cartográficos, já identificando 32 pontos de referência espacial. Foi também nesse período que a rosa dos ventos foi integrada na bússola, instrumento que se tornou essencial para as grandes navegações. 
O termo “rumo dos ventos” deu lugar a “rosa dos ventos” pois o formato da imagem que representa os pontos de direção assemelham-se a uma flor. 
A rosa dos ventos tem a função de ajudar na localização de um objeto ou de uma pessoa num determinado espaço geográfico. Através dos pontos de direção presentes no instrumento é possível definir os pontos cardeais, colaterais e intermédios.

Aula de campo de março

No último dia de inverno, o sol acompanhou algumas das turmas da escola do 1.º ciclo de Eixo, na sua aula de campo mensal.
Pelo caminho, parámos no forno Romano onde presenciámos o desgaste do tempo naquele objeto, tão importante, naquele tempo.
Pelo caminho, as flores e as borboletas foram uma constante, a sinalizar o início de uma nova estação. Para além das habituais cegonhas, pudemos observar algumas águias e milhafres que por lá caçavam, nos campos que ainda estão por lavrar.
Mais uma vez, muitas foram as descobertas.
Esta atividade consta do plano de ação do Eco-Escolas.

 Concurso para o Cargo de Diretor/a do CFAECAAV

Divulga-se a Lista Definitiva de Candidatos/as Admitidos/as e Desistentes do Concurso para o Cargo de Diretor/a do Centro de Formação da Associação de Escolas dos Concelhos de Aveiro e de Albergaria-a-Velha, aberto pelo Aviso n.º 2815/2023, de 10 de fevereiro e publicado em Diário da República, da II Série de 10 de fevereiro.