Judo na escola - alunos de Azurva
No âmbito do projeto "Judo na escola", promovido pela Câmara Municipal, os alunos do 3º e 4º anos, de Azurva, tiveram duas aulas à distância, por turma e hoje, dia 22 de junho, juntaram-se num espaço amplo ao ar livre, acariciado pelo sol, para terem a última aula do ano letivo, em conjunto.
Foi um momento muito apreciado por todos.
Provas de equivalência à frequência
Consulte os seguintes documentos sobre as provas de equivalência à frequência - 9º ano:
Provas de equivalência à frequência - Despacho normativo 10-A/2021, 21 de março
Ação Social Escolar
O(A) Encarregado(a) de Educação do(a) Aluno(a) que reúna as condições para requerer subsídio, deve preencher a respetiva Ficha de Candidatura (editável) até ao dia 9 de julho de 2021 e entregar a mesma nos Serviços Administrativos da Escola Sede, preferencialmente via e-mail para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., acompanhada dos seguintes documentos:
Documento comprovativo do posicionamento nos escalões do Abono de Família;
Comprovativo de inscrição no Centro de Emprego.
"Relógios que contam histórias"
No âmbito de um domínio de autonomia curricular (DAC) entre as disciplinas de Educação Visual, Matemática e Português - "Relógios que contam histórias" - a turma do 7.ºC realizou uma Sessão-partilha com a ilustradora Fatinha Ramos, via zoom. Foi um momento maravilhoso e de grande importância para os alunos, pois puderam ouvir e partilhar conhecimento com um grande nome da área da ilustração a nível mundial.
Fatinha Ramos Nasceu em Aveiro, estudou na ESAD em Matosinhos e vive em Antuérpia - Bélgica. Foi a primeira mulher portuguesa a ilustrar para o MoMA, em Nova Iorque. Premiada a nível mundial, tem os seus trabalhos (www.fatinha.com) expostos em vários países.
O DAC desenvolvido para além de ter promovido o desenvolvimento de conteúdos de matemática, pretendeu dar a conhecer aos alunos o universo dos ilustradores portugueses, fomentando o conhecimento e o gosto pela nossa identidade cultural. Tendo em conta a importância da capacitação digital dos alunos, os mesmos pesquisaram e elaboraram apresentações sobre vários ilustradores, como Fatinha Ramos, Marta Madureira, André da Loba, Paulo Galindro, Madalena Matoso, entre outros.
Foi criado um museu virtual sobre a Fatinha Ramos e foram consultados muitos livros de ilustração, que a professora de Educação Visual trouxe para os alunos verem e conhecerem outras linguagens visuais.
Os trabalhos e o percurso da ilustradora Fatinha foram estudados pelos alunos, tendo os mesmos pensado em questões e elaborado em conjunto com as professoras de Português e de Educação Visual, um guião para o zoom realizado, no dia 16 de junho.
A fantástica Sessão-partilha com a ilustradora Fatinha Ramos contou com a colaboração da professora bibliotecária do Agrupamento de Escolas de Eixo.
MEDALHA DE BRONZE! OLIMPÍADAS DA BIOLOGIA
Está de parabéns o aluno da nossa escola Francisco Justino, pela honrosa classificação e pelo alcance da medalha de bronze nas Olímpíadas da Biologia júnior! Participaram nesta competição, realizada a nível nacional, 12 alunos de 9º ano do AEixo e todos eles obtiveram resultados muito dignos. A escola e em particular o Departamento de Matemática e Ciências Experimentais, congratula-se com a sua prestação!
Devolução de manuais escolares
Tendo em conta as orientações recebidas do Ministério da Educação, informamos que os manuais escolares adquiridos gratuitamente em 2020/2021 devem ser devolvidos até ao final do presente ano letivo.
É exceção o 1º ciclo, embora os manuais devam ser preservados/guardados.
Solicitamos o cumprimento do seguinte procedimento: Os manuais terão de ser colocados num saco fechado, com a identificação do aluno (nome completo, nº, ano e turma), e entregue na sala 5 do edifício da escola sede, respeitando o cronograma seguidamente apresentado.
Sustentabilidade
No âmbito de um DAC - Sustentabilidade que se encontra a ser desenvolvido pelas turmas do 7.º ano nas disciplina de Cidadania, Ciências Naturais, Educação Visual, Físico-Química e Geografia, os alunos do 7.º C criaram um site, que pretende ser uma Biblioteca de Recursos sobre o tema.
Os alunos realizaram uma seleção de recursos digitais que se encontram organizados por faixas etárias - 1.ºCEB, 2.º/3.º CEB e Documentos de apoio a professores e encarregados de educação. Visto que este site foi "desenhado" na disciplina de Educação Visual, criou-se um separador sobre "A arte e o lixo". A ideia dos alunos é que este espaço possa ser enriquecido por toda a comunidade educativa, bem como possa ser consultado por todos aqueles que pretendam explorar o tema da Sustentabilidade.
Partilhamos o link do site e contamos com o vosso clic, nesta página que agora é de todos nós.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL | 2020-2021
Site Biblioteca de Recursos para a Sustentabilidade
Todos aqueles que encontrem recursos digitais interessantes e que considerem que os mesmos poderão enriquecer o site, agradece-se o envio dos links para o professor titular de turma ou diretor de turma, para que estes façam chegar a informação à equipa de professores e alunos que participam neste projeto.
Todos os envolvidos neste Domínio de Autonomia Curricular, que partilham a vontade de contribuir para um desenvolvimento mais sustentável, agradecem o empenho de todos e de cada um, neste caminho que o Agrupamento de Escolas de Eixo pretende fazer.
PEQUENOS GRANDES PASSOS EM DIREÇÃO A UM FUTURO MAIS SUSTENTÁVEL
No passado dia 2 de junho, os alunos a frequentar o grupo turma do 8.º A, deslocaram-se ao Parque da Balsa, no âmbito do domínio de autonomia curricular consignado ao tema “Sustentabilidade – os objetivos do desenvolvimento sustentável”, desenvolvido nas disciplinas e áreas curriculares não disciplinares de Ciências da Natureza, Físico Química, Inglês e Espaço de Partilha. Após o visionamento de diferentes documentários e notícias e sua discussão em grupo turma em contexto das disciplinas em questão, os alunos, respeitando todas as regras e recomendações emanadas pela DGS, cujo cumprimento integral, em dias de pandemia, se torna imperioso, aí chegados tiveram a oportunidade de desenvolver uma panóplia de atividades integradas, nomeadamente uma pesquisa in loco, que visou a recolha de dados sobre a possível (in)existência de poluição; uma estratégia de reforço da coesão e espírito de entreajuda entre os diferentes elementos que integram este grupo e a dinamização de um jogo em Inglês sobre questões ambientais e propostas de resolução e/ou minimização dos seus efeitos nefastos. Esta atividade foi coroada com uma amostra de diferentes opções de refeições saudáveis.
Esperamos ter contribuído, ao longo das atividades desenvolvidas no 3.º período, de forma indelével, para a formação de jovens cada vez mais (cons)cientes sobre o impacto das suas decisões, a nível individual e/ou comunitário, para a edificação de um planeta mais sustentável.
Coração Saudável
No decorrer do passado mês de maio, os professores de Educação Física dinamizaram a atividade “Coração Saudável”, que contava com a prestação dos alunos em vários tipos de provas. A atividade teve o objetivo do desenvolvimento das competências essenciais da disciplina, nos domínios da “Aptidão Física, Atividades Físicas e Conhecimentos” e também pretende alertar os alunos para a problemática das doenças cardiovasculares.
Consulta os resultados das provas “Desafios 1 minuto”, “Turma mais FIT” e “Lanche Saudável” e sabe quem foi o merecido vencedor de cada ciclo de ensino (2º e 3ºciclo).
Dia Mundial da Criança
No âmbito da parceria que o Agrupamento de Escolas de Eixo e a Associação Cicloeixo estão a fomentar, foi feito um convite, por esta Associação, aos alunos do Pré-escolar e do 1º CEB, que elaborassem trabalhos diversos como forma de comemorar o dia da mundial da criança. Os trabalhos premiados irão receber da Associação, boxes de plasticina e ainda um voucher monetário.