Projeto Erasmus + leva alunos da Escola Básica de Eixo à Polónia

Entre os dias 11 e 17 de outubro, os alunos Rute Rita, do 8ºB, Leonardo Reis, 9ºB, Joana Marques, 8ºA, Leonardo Ruivo, 8ºA, Ana Dias, 9ºA, e Nicole Pires, 9ºB, acompanhados pelas professoras Isaura Teixeira, Lurdes Borges, Ana Ferreira e Sandra Fernandes...

participaram no intercâmbio internacional, no âmbito do projeto Erasmus+, subordinado ao tema “J’ai ma Place au Collège”, que decorreu na Polónia, mais concretamente em Bestwinka, na região da Silésia. O encontro, subordinado ao tema Lutar contra as adições, decorreu num clima muito positivo, permitindo conhecer um pouco melhor a realidade e o sistema educativo daquele país. O calor humano, a recetividade de todos os professores e pais que acolheram os nossos alunos, a atenção e, sobretudo, a disponibilidade constante da Diretora da escola, Danuta Tekieli-Herman, fizeram com que esquecêssemos o frio glaciar que se fazia sentir. Para os alunos, foi uma experiência muito enriquecedora.
As reuniões de trabalho entre os coordenadores dos sete países envolvidos, as apresentações dos alunos que, com muito empenho e entusiasmo, apresentaram o seu tema contra o consumismo e cantaram uma canção em francês, criaram um ambiente de união entre todos, apesar das diferentes nacionalidades e de culturas tão distintas.

Os alunos tiveram oportunidade de assistir a aulas, de visitar a cidade de Cracóvia e a cidade de Bielsko-Biała, bem como o antigo campo de concentração de Auschwitz-Birkenau (German Nazi Concentration and Extermination Camp) Memorial and State Museum.

A despedida, foi, como sempre, muito emotiva, longa e com muitas lágrimas.

Até breve! Agora em Corfou, na Grécia!!