Parlamento de Jovens

Programa Parlamento de Jovens | «“Fake news”: Que estratégias para combater a desinformação?»
É com satisfação e entusiasmo que anunciamos que este Agrupamento de Escolas se encontra, uma vez mais, a dinamizar uma nova edição do Programa Parlamento de Jovens, este ano dedicado à temática «“Fake news”: Que estratégias para combater a desinformação?».
Estamos hoje cada vez mais (cons)cientes de que, no mundo digital e nos media, somos diariamente bombardeados por artigos, cujo único propósito é disseminar, de forma intencional, a desinformação. Está hoje provada a existência de pessoas ou grupos de pessoas que se dedicam e lucram com esta desinformação. O combate à disseminação das "fake news" e de teorias da conspiração está na agenda da União Europeia e em debate entre os seus representantes, pelo que é importante trazer esta problemática para a comunidade escolar (local privilegiado onde a educação e formação dos nossos jovens se desenvolvem de forma harmoniosa, globalizante, progressiva e intencional) e ajustá-la à dimensão das vivências e experiências dos alunos, para que estes desenvolvam o seu espírito crítico em relação a este fenómeno crescente e com consequências desmedidas. Em Portugal, milhares de notícias falsas circulam diariamente com o propósito de criar dúvida no espaço público, cumprindo agendas de todos os quadrantes políticos a nível mundial.
Mas, afinal, o que é real e o que é a distorção da mesma? Como distinguir o que é informação e contra informação? Trata-se de um trabalho árduo, cuja única arma de combate reside na (in)formação, que os professores desta escola irão abraçar ao longo deste ano letivo, com o propósito de contribuir para a formação de futuros cidadãos esclarecidos, com uma participação fervorosa e voz ativa no seu seio familiar, meio profissional e comunidade.
Inscreve-te junto das professoras Sandra Fernandes ou Dália Baptista.

Convite

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação, convidamos toda a comunidade educativa a participar na palestra online “Alimentação Saudável e Rendimento Escolar” com a Dra. Ana Margarida Mota, no dia 18 de outubro pelas 21 através do link.

Aceda AQUI ao link.

Consulte AQUI o cartaz!

Contamos com a vossa participação.

Não seja INDIFERENTE! | Dia Mundial da Saúde Mental | 10 de outubro

Na esperança de esbater barreiras como o estigma, a discriminação e a falta de apoio, a montante, e sensibilizar para o acesso ainda precário a cuidados de saúde e emprego, a jusante, este agrupamento de escolas, com a aproximação do dia em que se sinaliza a Saúde Mental, que tem lugar a 10 de dezembro, irá dinamizar, na semana subsequente, diversas ações de sensibilização promovidas pelos elementos integrantes da equipa de promoção e educação e pelos diretores de turma – interlocutores privilegiados junto dos alunos, no espaço de partilha, para esta problemática que, lamentavelmente, de forma gradativa, nos é mais próxima.
O panorama, nos últimos tempos, tem vindo paulatinamente a alterar-se, já que, fruto dos efeitos colaterais da pandemia e consequente confinamento, a reflexão sobre a saúde mental saiu da esfera do anonimato do convívio familiar e da confidência entre paciente e especialista, para saltar para a ribalta dos meios de comunicação social, assumindo um papel preponderante nos diversos programas televisivos e nas páginas da imprensa, fenómeno este que tem contribuído, de forma indelével, para a mitigação do estigma sentido em relação a alguns problemas mentais, como a ansiedade e a depressão. Há, no entanto, ainda um longo percurso a ser trilhado até que Aqueles/Aquelas que padecem deste tipo de doenças possam viver as suas vidas com dignidade.
Segundo Demócrito, “A palavra é a sombra da ação”, pelo que ousemos esclarecer os alunos sobre perturbações mentais e comportamentais, para que estes não sejam meros espetadores passivos e indiferentes, mas assumam um papel axial no seu seio familiar, em meio escolar e na comunidade, como agentes de mudança em relação à perceção social destas doenças.

Consulte AQUI o cartaz!

Eleições para o Conselho Geral

Consulte AQUI as listas apresentadas e validadas as seguintes listas para a eleição do Conselho Geral.

Dia da música

No dia 1 de Outubro festejou-se o Dia da Música, na escola de Azurva.
Tivemos a presença do avô Armando e do neto, que vieram tocar concertina e acordeão para toda a escola.
O Jardim de Infância de Eixo foi um dos nossos convidados!

A música é um grande marco da nossa cultura!

Dia Mundial do Leite


No dia 29 de setembro festejou-se o 21º aniversário do Dia Mundial do Leite.

A escola de Azurva, não podia deixar de celebrar este dia, o leite é muito importante para a saúde e

desenvolvimento das crianças.


BEBE LEITE E CRESCERÁS MAIS SAUDÁVEL!!!

Escola de Azurva

DESPORTO ESCOLAR

Neste ano escolar (2021/2022) na Escola Básica de Eixo, o Clube de Desporto Escolar inclui, várias vertentes: Atividades Rítmicas e Expressivas; Badminton; Futsal; Ténis de Mesa; Natação Adpatada e Boccia.
O Programa de Desporto Escolar visa aprofundar as condições para a
prática desportiva regular em meio escolar, como estratégia de promoção do
sucesso educativo e de estilos de vida saudáveis.
Está previsto competição entre escolas (quadro competitivo).
O aluno deve consultar o horário dos treinos no Placar do Pavilhão Desportivo.
Junto do seu professor de Educação Física deve solicitar a Ficha de Inscrição e devolvê-la ao mesmo professor.
Fase de Inscrição: 27 de setembro a 11 de outubro
Início dos Treinos: 12 de outubro

Consulte AQUI os horários!

“TAKING BIG STEPS TOWARDS A SMALLER FOOTPRINT”


A questão das alterações climáticas é a questão mais premente dos nossos tempos e constitui-se como a maior ameaça ambiental do século XXI, com consequências profundas e transversais nas mais diversas áreas da sociedade: económica, social e ambiental.
Todos nós, sem exceção, estamos a ser afetados por esta questão: cidadãos comuns, empresas, governos, economias e, mais importante de todos, a natureza.
Neste sentido urge sensibilizar os nossos alunos, futuros cidadãos (cons)cientes do mundo que os rodeia e que se pretende que, nos dias vindouros, sejam agentes disseminadores de boas práticas no seio familiar, cidadãos pró-ativos a nível comunitário e que, nas suas práticas quotidianas, tomem decisões responsáveis e ecologicamente sustentáveis. Nesta linha, os alunos a frequentar o 8.º A, no decurso do 3.º período, no âmbito das problemáticas e flagelos quotidianos explorados nas aulas de Inglês, designadamente das alterações climáticas e possíveis soluções para as debelar e/ou minimizar, seja a nível global, seja a nível individual, desenvolveram trabalhos de pesquisa relacionados com estas temáticas, bem como de apresentação escrita e oral. Numa segunda fase, já no âmbito da arquitetura sustentável, em estreita articulação com a disciplina de Património, os alunos desenvolveram maquetes em 3D sobre casas típicas portuguesas.
Sem uma ação drástica e urgente, será difícil (con)viver com as ações nefastas deste flagelo, contudo acreditamos veementemente que através de singelas mas continuadas ações de sensibilização poderemos construir pequenos grandes marcos na mobilização dos alunos contra a inércia global face aos desafios ambientais.