Cidadania e Desenvolvimento
A Direção-Geral da Educação através da Direção de Serviços de Projetos Educativos, lançou às escolas, o desafio Notáveis da minha "terra", com o objetivo de contribuir, no âmbito da componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento e do domínio da Igualdade de Género, para a promoção da igualdade entre raparigas e rapazes, mulheres e homens, estimulando crianças e jovens a conhecer e dar a conhecer, as personalidades (notáveis) da sua região, em particular mulheres, que se destacam ou destacaram em áreas onde os homens são já reconhecidos.
Não se tratando de um concurso, mas sim de um desafio, todos os trabalhos que cumpriram o regulamento foram publicados.
Para realçar a importância da adesão a esta iniciativa, realizou-se, no dia 6 de junho, uma cerimónia pública, no Conservatório de Música do Porto, com a participação da turma D, do 4.º ano, da Escola Básica de Azurva. A(O)s aluna(o)s da turma produziram um trabalho em que escolheram como notável da sua terra "Antónia Rodrigues".
O trabalho desenvolvido encontra-se publicado na página oficial de Educação para a Cidadania, da Direção Geral da Educação, podendo ser consultado no seguinte link.
ENGLISH LANGUAGE DAY | June, 7th
Na passada terça feira, a língua inglesa esgueirou-se, uma vez mais, do contexto de sala de aula e alojou-se em todos os cantos e recantos desta escola, propagando-se em ecos festivos, entre gargalhadas e passos acelerados, por todos os espaços.
Assim, no turno da manhã, os alunos estiveram, em uníssono, em contacto com a língua inglesa, através do visionamento entusiasmado e expectante de um filme adequado a cada CEB e legendado em Inglês.
Após esta atividade, e ainda no turno da manhã, os alunos do 3.º CEB puderam experienciar, no exterior, um Peddy Paper, que os instigava a falar em Inglês. Durante o percurso, os alunos foram submetidos a vários desafios, que assentavam no domínio de cultura geral; de cinema e desportos; "riddles" (charadas) e de gramática e vocabulário. Estas atividades foram complementadas com desafios que implicavam a destreza e atividade física como o "pin bowling", golfe and "hopscotch" (jogo da macaca). Os alunos percorriam as diferentes estações com avidez e a alegria espelhada nos seus rostos.
Após e durante esta atividade, os alunos puderam, ainda, dar voz à língua inglesa, através de um Karaoke, que foi, surpreendentemente, bastante concorrido e vários foram os que desocultaram talentos, até então desconhecidos, nesta área. A dinamização desta atividade ficou a cargo dos alunos Armando Santos e Carolina Freitas, a frequentar o 9.º ano.
Já os alunos a frequentar o 2.º CEB puderam participar no “Spelling Bee Contest” – concurso de soletração, que teve lugar na biblioteca escolar, tendo o 1.º lugar sido atribuído, no 5.º ano, à Leonor Ventura e, no 6.º, ao Salvador Ferreira. Os alunos deste ciclo de ensino participaram, ainda, na "Pancake Race" (corrida de panquecas) realizada no exterior.
No turno da tarde, os alunos puderam assistir a um pequeno grande espetáculo, repleto de momentos musicais, protagonizados por alunas a frequentar o Clube de Inglês, nomeadamente a Rita Fernandes, a Ana Lopes e a Leonor Costa; dois momentos de dança – um dinamizado pelos alunos a frequentar o 6.º C e o outro protagonizado pelas alunas do grupo de Desporto Escolar.
Durante este dia, houve, ainda, lugar a uma exposição de objetos, livros, folhetos, entre outros, maioritariamente oriundos de Inglaterra e Irlanda do Norte, para que os alunos os pudessem consultar, enriquecendo, desta forma, os seus horizontes.
Finalmente, os alunos puderam assistir ao "Hat Parade" – desfile que resultou de um concurso de chapéus, cuja elaboração revelou a criatividade e originalidade dos alunos, tendo o 1.º lugar sido atribuído às alunas Joana Jesus e Cláudia Ruivo, a frequentar o 8.º ano; o 2.º à Ema Sousa, a frequentar o Clube de Inglês, e o 3.º à Maria João Gaspar, a frequentar o 9.º ano. Para que esta atividade fosse bem sucedida, esta unidade de gestão contou, uma vez mais, com o patrocínio da Pizzarte e do Saladas +, que em breve irão proporcionar aos alunos vencedores uma experiência, em família, que recordarão nos tempos vindouros. Para abrilhantar este dia, contamos, ainda, com o apoio do CFAEAV.
A apresentação das atividades de palco ficou a cargo dos alunos Gabriela Almeida e Lucas Teang, a frequentar o 9.º ano.
Fica a esperança de, num futuro próximo, a replicação de atividades desta tipologia se torne realidade e uma prática enraizada nesta unidade de gestão, já que, neste dia, imperaram as gargalhadas, os aplausos, o murmurinho das conversas trocadas por quem está feliz!
“Livros com Pernas” - J.I. de Eixo
Está patente na biblioteca da sede do agrupamento a exposição com alguns trabalhos realizados pelas crianças do JI de Eixo, bem como com as famílias, no âmbito do empréstimo domiciliário realizado ao longo do ano letivo.
Este Projeto “Livros com Pernas” tem como objetivo promover leituras partilhadas em família, criar hábitos de leitura, desenvolvimento da abordagem à leitura/ escrita/oralidade e fomentar laços afetivos com os livros.
A exposição é o culminar do projeto anual que envolveu crianças e famílias, tendo sido implementadas diversas estratégias: após visita à biblioteca para requisição dos livros, as crianças levaram-nos para casa sendo lidos por um ou mais familiares, por vezes acompanhados por uma ficha de leitura para ser elaborada em conjunto. No regresso do livro ao JI, foram desenvolvidas diversas atividades relacionadas com as diferentes áreas curriculares da Educação Pré-escolar: a criança recontar ao grupo a história, conversas sobre emoções e sentimentos, pesquisas, registos escritos, conceitos matemáticos, atividades plásticas entre outras.
Em nome das crianças do JI de Eixo, o nosso obrigado à equipa da biblioteca, particularmente à D. Delminda pela sua simpatia e prontidão aos nossos pedidos, recebendo-nos sempre tão bem! Do mesmo modo, às famílias das nossas crianças pela sua colaboração e empenho na concretização deste projeto.
Convidamos todos a visitarem esta exposição!
As educadoras do JI Eixo.
Exposição "Holocausto VS Ucrânia"
Os alunos de 9º ano propuseram-se a efetuar uma breve comparação entre um dos acontecimentos mais marcante da 2ª Guerra Mundial, o Holocausto, e algumas ocorrências que se têm destacado na atual guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Cientes de que apenas o Holocausto é um acontecimento histórico, efetuaram pesquisas em jornais, televisão, revistas e outras fontes de informação, essencialmente jornalística, e apresentaram sob a forma opinativa a sua visão sobre a relação entre estes dois acontecimentos. Tratou-se de um trabalho essencialmente reflexivo e de um exercício de cidadania face a uma situação já vivenciada e outra ainda em construção.
As suas opiniões e pontos de vistas estão em exposição aberta no polivalente da escola.
Visite a exposição!
Atividade “Amizade sobre rodas”
O departamento da Educação Especial e o Serviço de Psicologia do AE de Eixo dinamizaram, entre finais de abril e durante o mês de maio, em todas as turmas do primeiro ciclo, uma atividade com o intuito de: i.) sensibilizar os alunos para a importância da solidariedade e entreajuda; ii.) promover de forma positiva a inclusão de crianças e jovens com deficiência; iii.) capacitar a comunidade escolar para atuar em situações de exclusão e maus tratos a crianças e jovens.
A atividade teve, como pano de fundo, a obra “Amizade sobre Rodas”, de Paula Teixeira, um livro que, pela riqueza das suas mensagens e imagens, encantou as crianças e os professores. A língua gestual também teve uma grande importância nesta atividade, tendo os alunos aprendido a utilizar a referida língua para reproduzir os nomes das personagens da história.
No próximo ano, esta atividade será reproduzida no pré-escolar, a pedido das educadoras.
Visita à Fábrica da Ciência
Na semana de 23 a 27 de maio, a turma do 4 D da escola de Azurva, deslocou-se à fábrica da ciência, em Aveiro, para desenvolver uma série de atividades, tais como : ciência à mesa, com experiências relativas à composição de alguns alimentos; materiais bons e maus condutores; visualização de sedimentos do fundo do mar; a importância das células estaminais para cada ser humano; construção de uma luminária; viagem ao sistema solar; a vida dos morcegos; jogos matemáticos; exploração da Ria de Aveiro, como património de cada um; construção de um robot e conversa com um cientista.
Uma semana de trabalho, repleta de momentos diferentes na aprendizagem de cada um.
O nosso agradecimento a todos os professores, da Escola Ciência Viva pelos momentos de aprendizagem e de partilha!
"Dia mundial da criança e da Freguesia"
Os alunos da escola de Requeixo participaram nas atividades promovidas pela freguesia de Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz, comemorativas do dia mundial da criança e do dia da freguesia (atribuição de Foral a Requeixo).
Foram a pé para o Carregal, para conhecer as árvores do pomar comunitário e testar a nova pista de BTT.
Foi uma manhã divertida.
Obrigado Freguesia de Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz."
HAT FESTIVAL | Concurso de chapéus artísticos | junho, 7
No próximo dia 07 de junho, a nossa escola contará com várias atividades que visam sublinhar a importância, numa sociedade cada vez mais global e globalizante, do domínio da língua inglesa.
Uma destas atividades (e somente uma, pois queremos que algumas se mantenham no mais restrito sigilo, para salvaguardar a componente “surpresa”) consiste no concurso – “Hat Festival”, e subsequente desfile, que se integra no âmbito da atividade – “English Language Day”, ínsita no plano anual de atividades deste Agrupamento de Escolas.
Através desta atividade pretende-se assinalar a ancestral cerimónia do terceiro dos quatro dias consignados às “Royal Ascot Racedays”, conhecido como o “Ladies Day”, que, este ano, terá lugar a 17 de junho, criando, assim, um momento de diálogo e reflexão entre o vasto espaço cultural e social que é a língua inglesa, a educação estética e artística e o uso adequado dos recursos naturais. Por conseguinte, os alunos, com o auxílio dos seus familiares e de todos Aqueles que lhes são mais próximos, deverão conceber um chapéu original e harmonioso e submeter, até dia 06 de junho, esta criação, ou invenção como a quiserem denominar, a uma inscrição que se encontra disponível na reprografia desta unidade de gestão.
Estamos, neste momento, a viver um tempo de crise, crise esta associada a uma pandemia e a uma guerra inesperadas, que a tornou ainda mais intensa. De facto, estamos todos reduzidos a uma situação ímpar, pelo que, cada vez mais, é necessário criar espaços e tempos para sermos arquitetos dos nossos próprios sonhos, para ampliarmos e aperfeiçoarmos os nossos hobbies e projetarmos a nossa criatividade numa oportunidade de fazer crescer coisas novas e construir momentos de florescimento intelectual e estético.
Assim, convidam-se todos os/as alunos/as interessados/as a concorrer e a habilitar-se (a si e aos seus familiares e/ou amigos) a uma refeição no valor de 50€, num dos espaços anteriormente mencionados e podem aceder aqui ao Regulamento do Concurso e respetiva Ficha de Inscrição.
Por último gostaríamos de sublinhar que esta iniciativa conta, uma vez mais, com o amável e generoso patrocínio da Pizzarte e do Saladas +, a quem estamos muito gratos pela calorosa receção e apoio aos projetos dinamizados por esta unidade de gestão.
Assim, convidam-se todos os/as alunos/as interessados/as a concorrer e a habilitar-se (a si e aos seus familiares e/ou amigos) a uma refeição no valor de 50€, num dos espaços anteriormente mencionados e podem aceder aqui ao Regulamento do Concurso e respetiva Ficha de Inscrição.
Escola da Azurva
"O nosso agradecimento muito especial ao professor Renato Marques, pela atividade que dinamizou, hoje com a escola de Azurva.
Trabalhar com uma equipa assim, é muito importante para alunos e professores.
Obrigada pela sua disponibilidade e atenção.
Foi um momento muito especial e divertido para a rapaziada e que ficará na memória da pequenada.
Um bem haja e que momentos destes se repetiam mais vezes."