Saída ao Parque da Balsa
Hoje foi tempo … de ser CRIANÇA!
Ver a bola subir no ar…
Fazer DANÇAS de roda!
BRINCAR com a Natureza…
Sujar a roupa!
RIR muito.
Inventar BRINCADEIRAS!
TEMPO de ser ainda mais FELIZ!
O NOSSO TEMPO…
Escola Básica de Azurva
Sessão distrital – Parlamento dos Jovens
Realizou-se no dia 27 de março, no Centro de Artes de Ovar, a Sessão Distrital do Ensino Básico do Programa Parlamento dos Jovens, cujo tema abordado este ano foi “A Saúde Mental nos Jovens - Que desafios? Que respostas?”.
As alunas deputadas Ângela Sousa (9ºC), Luana Carvalho (8ºD) e Joana Rodrigues (8ºA) representaram a nossa escola, apresentando e defendendo o Projeto de Recomendação aprovado na Sessão Escolar, realizada a 18 de janeiro. Além disso, contribuíram com as suas ideias para a redação do Projeto de Recomendação pelo círculo de Aveiro, que será apresentado na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens, na Assembleia da República, nos dias 8 e 9 de maio,. A Sessão Distrital pelo Círculo de Aveiro envolveu 37 escolas e 114 jovens deputados.
Foi um dia muito preenchido, mas cheio de novas experiências e aprendizagens para as nossas jovens deputadas, que vivenciaram na primeira pessoa o funcionamento da nossa democracia, despertando nelas o interesse pela participação cívica e pelo debate de temas da atualidade.
As professoras que acompanharam as alunas tiveram ainda a oportunidade de conhecer um pouco melhor o município de Ovar ao visitar a Casa Museu de Júlio Dinis.
Dia das Línguas Estrangeiras
No dia 22 de março, o Agrupamento de Escolas de Eixo comemorou o Dia das Línguas Estrangeiras, dinamizado pelos grupos de Inglês e Francês. A escola engalanou-se com as cores, balões e bandeiras alusivos a ambos os países para receber os alunos do 2º e 3º ciclos, da parte da manhã. As atividades tiveram início com uma pancake race, que consistiu numa corrida, por ano de escolaridade, na qual os alunos competiam com uma frigideira e uma panqueca. Reinou o entusiasmo e a boa disposição, bem patente numa renhida corrida onde participaram os professores. Seguiu-se uma Tea Party, onde os alunos puderam beber um chá tipicamente britânico, acompanhado de um crepe, ou bolos dos mais variados tipos. It was a TEArrific time!
Para uma digestão mais rápida da doçaria, o Programa indicava que o Karaoke vinha a seguir. Para abrir as hostilidades, os professores dinamizadores, aos quais se juntaram outros, imbuídos do espírito “estrangeiro”, cantaram em Inglês e Francês. Posteriormente, os alunos cantaram com afinco e tiveram a colaboração do nosso assistente operacional, Fábio Ruela, que desempenhou as funções de “sound engineer”. Tout a été parfait!
Por último, os alunos do 2º ciclo foram colocados à prova, num “spelling contest” que decorreu na biblioteca.
Todos os alunos foram envolvidos, tendo sido difundidos aspetos da cultura, da gastronomia e da língua de ambos os países.
Os dinamizadores agradecem a colaboração de todos, desde os professores aos assistentes operacionais, encarregados de educação e alunos, quantos contribuíram para que este dia tivesse sido um sucesso.
See you again next year! À l'année prochaine!
Exposição/Concurso Rosa dos ventos
A exposição e concurso Rosa dos ventos efetivou-se a partir de atividades realizadas pelos alunos do 7º ano através da implementação de um projeto de Domínio de Autonomia Curricular (DAC) entre as disciplinas de Geografia e Educação Visual.
A origem da rosa dos ventos está associada à Grécia Antiga, através do termo “rumos do vento”, que inclusive inspirou o seu nome.
Na Grécia Antiga, os rumos dos ventos eram utilizados com o objetivo de determinar as direções. Os rumos iniciais eram dois, que com o tempo aumentaram para oito.
Foi a partir do séc. XIV que a rosa dos ventos foi incorporada em cartas e mapas cartográficos, já identificando 32 pontos de referência espacial. Foi também nesse período que a rosa dos ventos foi integrada na bússola, instrumento que se tornou essencial para as grandes navegações.
O termo “rumo dos ventos” deu lugar a “rosa dos ventos” pois o formato da imagem que representa os pontos de direção assemelham-se a uma flor.
A rosa dos ventos tem a função de ajudar na localização de um objeto ou de uma pessoa num determinado espaço geográfico. Através dos pontos de direção presentes no instrumento é possível definir os pontos cardeais, colaterais e intermédios.
Aula de campo de março
No último dia de inverno, o sol acompanhou algumas das turmas da escola do 1.º ciclo de Eixo, na sua aula de campo mensal.
Pelo caminho, parámos no forno Romano onde presenciámos o desgaste do tempo naquele objeto, tão importante, naquele tempo.
Pelo caminho, as flores e as borboletas foram uma constante, a sinalizar o início de uma nova estação. Para além das habituais cegonhas, pudemos observar algumas águias e milhafres que por lá caçavam, nos campos que ainda estão por lavrar.
Mais uma vez, muitas foram as descobertas.
Esta atividade consta do plano de ação do Eco-Escolas.
Concurso para o Cargo de Diretor/a do CFAECAAV
Divulga-se a Lista Definitiva de Candidatos/as Admitidos/as e Desistentes do Concurso para o Cargo de Diretor/a do Centro de Formação da Associação de Escolas dos Concelhos de Aveiro e de Albergaria-a-Velha, aberto pelo Aviso n.º 2815/2023, de 10 de fevereiro e publicado em Diário da República, da II Série de 10 de fevereiro.
As microalgas vêm à nossa escola
No âmbito do plano de atividades do Clube Ciência Viva de Azurva, em parceria com o CESAM e o Departamento de Biologia, da Universidade de Aveiro, teve a presença da bióloga Dra. Silja Frankenbach e a sua equipa.
Os alunos puderam visualizar sedimentos da ria de Aveiro, desde as microalgas , às mais importantes, as diatomáceas.
Uma abordagem ao nível da ciência, que enriqueceu as aprendizagens e curiosidades dos nossos alunos.
É importante a preservação da ria, do mar e de todos os seres vivos!
O nosso agradecimento à equipa do CESAM e ao Departamento Biologia.
A origem dos microplásticos
A convite do Clube Ciência Viva de Azurva, a geóloga Ana Bárbara Costa, Encarregada de Educação de um aluno da escola de Azurva, dinamizou uma ação sobre microplásticos. Abordou esta temática, desde: a formação do petróleo, sua extração /utilização em produtos do quotidiano, à decomposição /degradação dos plásticos e a problemática dos microplásticos para o planeta Terra.
O nosso agradecimento pela disponibilidade e empenho!
Leitura e cidadania
7 de março foi o dia definido para as eleições no âmbito do projeto 'Miúdos a votos: quais os livros +fixes?'. Os nossos alunos da escola do 1CEB de Eixo foram votar, aprendendo assim como cumprir este dever cívico. Participaram em todas as fases desta iniciativa, desde a escolha dos livros candidatos às eleições nacionais, passando pela campanha eleitoral, processo eleitoral e por fim, a contagem dos votos. Ao darmos voz aos alunos, promovendo a sua participação, foram criadas oportunidades para compreenderem melhor os princípios do processo democrático.
Tudo decorreu segundo as regras de umas eleições políticas. E os livros tornaram-se conversa das horas de recreio.
Clube Ciência Viva de Azurva
No âmbito do plano de atividades do Clube Ciência Viva de Azurva, os alunos da escola de Azurva deslocaram - se à Fábrica da Ciência, para a segunda sessão de atividades, deste ano letivo, no passado dia 7 de março.
As atividades desenvolvidas foram: na Barriga do Caracol, Indianos, Pilotos de fórmula Íman e Oficina de robots.
No final, um espetáculo de Ciência.
Não é magia, é ciência!