O DIA DAS BRUXAS NA ESCOLA DE AZURVA
No dia 31 de outubro festejou-se o dia das bruxas com a confecção de papas de abóbora, após os alunos do 2º ano terem realizado pesquisas sobre este fruto e convidado uma mãe para vir à escola pôr em prática a sua deliciosa receita.
Ainda fomos presenteados com a visita das “Bruxinhas da Pré”...

 A ABÓBORA

Resultado da nossa investigação

A abóbora ou jerimum é o fruto da aboboreira, pertence ao grupo das hortaliças e à família das cucurbitáceas – melão, melancia, chuchu e pepino. É originária da América.

Este fruto é adocicado, tem a casca dura, seguida de uma parte carnuda, a polpa e o interior é oco, onde se encontram as sementes, conhecidas por pevides, que são lisas e achatadas e ricas em nutrientes, especialmente ferro. Usam-se como aperitivo, depois de secas e torradas.

A polpa da abóbora é usada na cozinha em saladas, cozidos, refogados, sopas, puré, pães e doces (pudins, filhós, tartes e papas), por ser rica em água e nutrientes (ferro, fósforo, potássio e magnésio).
As abóboras podem ser grandes, pequenas, ovais, com tonalidades que vão do amarelo ao laranja bem escuro. Existe a abóbora-menina, porqueira, morango, chila, esparguete,...

Lenda – A lenda nasceu na Irlanda, quando um homem foi obrigado a andar com uma vela acesa, sem nunca a deixar apagar. Para conseguir, colocou-a dentro de um nabo oco. Os Irlandeses levaram esta tradição para os Estados Unidos e como quase não havia nabos, foi substituído pela abóbora, tornando-se um dos principais símbolos do Halloween.

Alunos do 2º G

RECEITA

Papas de abóbora

Ingredientes Utensílios
- 2kg de abóbora
- 1 kg de açúcar
- farinha de trigo q.b.
- 125g de manteiga
- canela em pau e em pó
- uma pitada de sal
- casca de limão
- água q.b.
- bico a gás
- panela
- faca
- colher de pau
- varinha mágica
- taças
- concha
- colheres de sobremesa

Como fazer:
Descasca-se a abóbora, parte-se a polpa em cubos e põe-se a cozer, com a manteiga, paus de canela, casca de limão, sal e água. Quando ferver, vai-se mexendo com a colher de pau.
Logo que esteja cozida, retiram-se os paus de canela e a casca de limão e mói-se com a varinha mágica.
Volta ao lume para ferver, de novo, e colocar o açúcar, de seguida a farinha, envolvendo tudo com a colher de pau e, por fim, a canela em pó.
Ferve mais 5 min, retira-se do lume e serve-se em taças.                 
BOM APETITE!