Os jovens do Clube Europeu da Escola Básica de Eixo assinalaram o dia Europeu das Línguas

Equipa vencedora ...

Decorreram com entusiasmo as atividades realizadas no passado dia 26, Dia Europeu das Línguas, numa atividade dinamizada pelo gabinete Europe Direct de Aveiro em parceria com o Clube Europeu da Escola Básica de Eixo. Em equipas de 4 alunos, acompanhados por um assistente do Europe Direct, a atividade consistiu num Peddypaper pela cidade de Aveiro, que desafiou o conhecimento dos alunos. Os grupos, constituídos por 4 alunos, de papel e caneta na mão, algumas vezes entrando e saindo de estabelecimentos comerciais, outras, detendo-se, interrogativamente e com pressa, frente a um edifício, a uma placa ou a um igreja, queriam saber onde se situava o museu da cidade, qual o estilo arquitetónico do cruzeiro de S. Domingos na Sé Catedral ou o que representavam os painéis em azulejo da Estação de caminhos-de-ferro. Em cada etapa deveriam, como prova, tirar uma selfie. Achada e registada, ou não, a resposta, a correria continuava, no meio de orientações e indicações, às vezes contraditórias, cada um tentando fazer valer a sua certeza, numa inquietação e alvoroço próprios, não só da idade mas também de quem quer chegar em primeiro lugar.
Estão todos de parabéns, com particular destaque para os alunos da equipa vencedora: Emanuel Martins, Bruno Figueiredo Rodrigues, Ricardo Tavares e Rafael Tavares do 9º B.
No final, todos os participantes receberam prémios.
A ideia subjacente a este evento é a de chamar a atenção dos cidadãos para todas as línguas faladas na Europa e para a importância da aprendizagem das línguas na propagação da tolerância e da compreensão mútua. O Dia Europeu das Línguas celebra a diversidade linguística como um dos pontos fortes da Europa, incentivando a aprendizagem das línguas ao longo da vida.