“Sementes de Eixo”

O projeto “Sementes de Eixo”, que se desenvolveu no âmbito do projeto escolar da Nestlé – “Crianças saudáveis” ficou concluído no dia trinta de março. Neste projeto podemos encontrar as atividades desenvolvidas pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Eixo, da Educação Especial...

As atividades desenvolveram-se desde o início do ano letivo, foram orientadas para as diferentes etapas do projeto: Alimentação; Saúde e Atividade Física. No primeiro aspeto foram feitas pesquisas sobre alimentação saudável e preparação/confeção e consumo de alimentos saudáveis; ao nível da Saúde, por se tratar de um grupo de alunos com Necessidades Educativas Especiais, juntamos este tópico ao “Atividade Física”, enquanto faziam o manuseamento do solo como por exemplo resolver a terra, semear, plantar, arrancar, regar e colher produtos hortícolas, praticavam atividade física e, em simultâneo, promoviam uma aprendizagem prática, saudável e criativa. Fomentaram ainda, com o contacto direto com a natureza, uma cidadania consciente e ativa. Todos os alunos participaram ativamente, com gosto e empenho, apesar das inúmeras limitações que estas crianças, por serem especiais têm.
Todo o projeto foi elaborado pelas referidas crianças, sendo os docentes meros orientadores no trabalho pelos mesmos desenvolvido. É de louvar o esforço, as ideias, toda a dedicação e amor que transpuseram para a horta “Sementes de Eixo”, por eles assim apelidada, e para este projeto.