PROJETO RIOS – TODOS À BALSA!
A fim de promover a curiosidade científica sobre os ecossistemas ribeirinhos e avaliar o estado de conservação das linhas de água, os alunos dos oitavos anos de escolaridade rumaram à Ribeira da Balsa para efetuar a primeira monitorização do troço da ribeira, adotado no âmbito do Projeto Rios, da Associação Portuguesa da Educação Ambiental - ASPEA.
Divididos em dois grupos, um dirigiu-se à ribeira junto ao parque do Forno Cerâmico e outro grupo à ribeira junto a parque da Balsa. Observaram a flora e a fauna do local e efetuaram testes aos fatores abióticos e parâmetros físico-químicos, analisando o estado de saúde da linha de água.
Mais uma experiência de contato direto com a natureza, a formares cidadãos agentes ativos na preservação dos ecossistemas ribeirinhos!
Projeto “Saber + Saúde”
Durante o mês de março e no âmbito do Projeto “Saber+ Saúde” foram criados mais 2 pósteres digitais, sobre ervas aromáticas como a salsa, coentros, sálvia e alecrim, que resultaram da pesquisa por parte das turmas do 9ºB e 9ºC.
As ervas aromáticas, ricas em micronutrientes como vitaminas e minerais, têm uma importante função na regulação de vários aspetos do organismo, pelo que deveríamos incluí-las com mais regularidade na nossa alimentação.
A nível do vídeo, o tema escolhido pela turma do 9ºA foi o “Álcool e Drogas”, tendo sido também da sua responsabilidade a respetiva criação e edição. Este vídeo tem como objetivo, sensibilizar a comunidade escolar para a importância de dizer não ao consumo de Álcool e Drogas.
Consulte AQUI o vídeo!
Consulte AQUI o cartaz da Salsa e Coentros!
Consulte AQUI o cartaz da Sálvia e Alecrim!
Feliz Páscoa
O clube de ciência viva do Agrupamento de Escolas de Eixo, deseja a toda a comunidade educativa uma Feliz Páscoa.
Consulte AQUI o vídeo elaborado pelas alunas do clube em Stop Motion.
GNR em Ação
No âmbito da disciplina de Cidadania, a GNR dinamizou uma ação sobre Segurança Rodoviária, aos alunos do 1 ano, do Agrupamento.
Sensibilizar as nossas crianças para a Educação Rodoviária é importante para formar cidadãos responsáveis.
Saída ao Parque da Balsa
Hoje foi tempo … de ser CRIANÇA!
Ver a bola subir no ar…
Fazer DANÇAS de roda!
BRINCAR com a Natureza…
Sujar a roupa!
RIR muito.
Inventar BRINCADEIRAS!
TEMPO de ser ainda mais FELIZ!
O NOSSO TEMPO…
Escola Básica de Azurva
Sessão distrital – Parlamento dos Jovens
Realizou-se no dia 27 de março, no Centro de Artes de Ovar, a Sessão Distrital do Ensino Básico do Programa Parlamento dos Jovens, cujo tema abordado este ano foi “A Saúde Mental nos Jovens - Que desafios? Que respostas?”.
As alunas deputadas Ângela Sousa (9ºC), Luana Carvalho (8ºD) e Joana Rodrigues (8ºA) representaram a nossa escola, apresentando e defendendo o Projeto de Recomendação aprovado na Sessão Escolar, realizada a 18 de janeiro. Além disso, contribuíram com as suas ideias para a redação do Projeto de Recomendação pelo círculo de Aveiro, que será apresentado na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens, na Assembleia da República, nos dias 8 e 9 de maio,. A Sessão Distrital pelo Círculo de Aveiro envolveu 37 escolas e 114 jovens deputados.
Foi um dia muito preenchido, mas cheio de novas experiências e aprendizagens para as nossas jovens deputadas, que vivenciaram na primeira pessoa o funcionamento da nossa democracia, despertando nelas o interesse pela participação cívica e pelo debate de temas da atualidade.
As professoras que acompanharam as alunas tiveram ainda a oportunidade de conhecer um pouco melhor o município de Ovar ao visitar a Casa Museu de Júlio Dinis.
Dia das Línguas Estrangeiras
No dia 22 de março, o Agrupamento de Escolas de Eixo comemorou o Dia das Línguas Estrangeiras, dinamizado pelos grupos de Inglês e Francês. A escola engalanou-se com as cores, balões e bandeiras alusivos a ambos os países para receber os alunos do 2º e 3º ciclos, da parte da manhã. As atividades tiveram início com uma pancake race, que consistiu numa corrida, por ano de escolaridade, na qual os alunos competiam com uma frigideira e uma panqueca. Reinou o entusiasmo e a boa disposição, bem patente numa renhida corrida onde participaram os professores. Seguiu-se uma Tea Party, onde os alunos puderam beber um chá tipicamente britânico, acompanhado de um crepe, ou bolos dos mais variados tipos. It was a TEArrific time!
Para uma digestão mais rápida da doçaria, o Programa indicava que o Karaoke vinha a seguir. Para abrir as hostilidades, os professores dinamizadores, aos quais se juntaram outros, imbuídos do espírito “estrangeiro”, cantaram em Inglês e Francês. Posteriormente, os alunos cantaram com afinco e tiveram a colaboração do nosso assistente operacional, Fábio Ruela, que desempenhou as funções de “sound engineer”. Tout a été parfait!
Por último, os alunos do 2º ciclo foram colocados à prova, num “spelling contest” que decorreu na biblioteca.
Todos os alunos foram envolvidos, tendo sido difundidos aspetos da cultura, da gastronomia e da língua de ambos os países.
Os dinamizadores agradecem a colaboração de todos, desde os professores aos assistentes operacionais, encarregados de educação e alunos, quantos contribuíram para que este dia tivesse sido um sucesso.
See you again next year! À l'année prochaine!
Exposição/Concurso Rosa dos ventos
A exposição e concurso Rosa dos ventos efetivou-se a partir de atividades realizadas pelos alunos do 7º ano através da implementação de um projeto de Domínio de Autonomia Curricular (DAC) entre as disciplinas de Geografia e Educação Visual.
A origem da rosa dos ventos está associada à Grécia Antiga, através do termo “rumos do vento”, que inclusive inspirou o seu nome.
Na Grécia Antiga, os rumos dos ventos eram utilizados com o objetivo de determinar as direções. Os rumos iniciais eram dois, que com o tempo aumentaram para oito.
Foi a partir do séc. XIV que a rosa dos ventos foi incorporada em cartas e mapas cartográficos, já identificando 32 pontos de referência espacial. Foi também nesse período que a rosa dos ventos foi integrada na bússola, instrumento que se tornou essencial para as grandes navegações.
O termo “rumo dos ventos” deu lugar a “rosa dos ventos” pois o formato da imagem que representa os pontos de direção assemelham-se a uma flor.
A rosa dos ventos tem a função de ajudar na localização de um objeto ou de uma pessoa num determinado espaço geográfico. Através dos pontos de direção presentes no instrumento é possível definir os pontos cardeais, colaterais e intermédios.
BIBLIOTECA
Visite AQUI, o espaço reservado para a leitura, os nossos projetos, jogos didáticos e muito mais!
TEAMS
INOVAR DOCENTES
Portal para utilização exclusiva de pessoal docente. Aceda aqui!
INOVAR EE
Portal para utilização exclusiva dos encarregados de educação. Aceda aqui!
Para aceder:
Utilizador: nº do processo do aluno
Palavra. chave: número do cartão de cidadão + os 4 dígitos (tudo junto)
AVISO
- Consulte abaixo os documentos necessários para a candidatura à ação social escolar e transportes escolares.
CIDADANIA
Visite aqui o site!