DA GEODIVERSIDADE À FLORESTA AUTÓCTONE
No dia do Corta-mato escolar - onde participaram todos os alunos do AEEixo e decorreu no Instituto Raiz – a articulação curricular aconteceu com a disciplina de Ciências Naturais e os alunos começaram o dia com uma saída de campo.
Exploraram um afloramento representativo da paisagem geológica e da geodiversidade de Eixo, perto da quinta de S. Francisco.
Ao longo da manhã, enquanto decorriam as diferentes provas do“ Corta-mato escolar “, o Projeto Eco-escolas promoveu ainda a “Plantação de árvores”.
As atividades de ciência foram articuladas com o Instituto RAÍZ e envolveram várias turmas de todos os ciclos de ensino que, de enxada na mão, plantaram as árvores resultantes de sementeiras realizadas na escola no ano anterior, no dia da “Dia da floresta autóctone”.
Dia das Línguas Estrangeiras
No dia 22 de março, o Agrupamento de Escolas de Eixo comemorou o Dia das Línguas Estrangeiras, dinamizado pelos grupos de Inglês e Francês. A escola engalanou-se com as cores, balões e bandeiras alusivos a ambos os países para receber os alunos do 2º e 3º ciclos, da parte da manhã. As atividades tiveram início com uma pancake race, que consistiu numa corrida, por ano de escolaridade, na qual os alunos competiam com uma frigideira e uma panqueca. Reinou o entusiasmo e a boa disposição, bem patente numa renhida corrida onde participaram os professores. Seguiu-se uma Tea Party, onde os alunos puderam beber um chá tipicamente britânico, acompanhado de um crepe, ou bolos dos mais variados tipos. It was a TEArrific time!
Para uma digestão mais rápida da doçaria, o Programa indicava que o Karaoke vinha a seguir. Para abrir as hostilidades, os professores dinamizadores, aos quais se juntaram outros, imbuídos do espírito “estrangeiro”, cantaram em Inglês e Francês. Posteriormente, os alunos cantaram com afinco e tiveram a colaboração do nosso assistente operacional, Fábio Ruela, que desempenhou as funções de “sound engineer”. Tout a été parfait!
Por último, os alunos do 2º ciclo foram colocados à prova, num “spelling contest” que decorreu na biblioteca.
Todos os alunos foram envolvidos, tendo sido difundidos aspetos da cultura, da gastronomia e da língua de ambos os países.
Os dinamizadores agradecem a colaboração de todos, desde os professores aos assistentes operacionais, encarregados de educação e alunos, quantos contribuíram para que este dia tivesse sido um sucesso.
See you again next year! À l'année prochaine!
Exposição/Concurso Rosa dos ventos
A exposição e concurso Rosa dos ventos efetivou-se a partir de atividades realizadas pelos alunos do 7º ano através da implementação de um projeto de Domínio de Autonomia Curricular (DAC) entre as disciplinas de Geografia e Educação Visual.
A origem da rosa dos ventos está associada à Grécia Antiga, através do termo “rumos do vento”, que inclusive inspirou o seu nome.
Na Grécia Antiga, os rumos dos ventos eram utilizados com o objetivo de determinar as direções. Os rumos iniciais eram dois, que com o tempo aumentaram para oito.
Foi a partir do séc. XIV que a rosa dos ventos foi incorporada em cartas e mapas cartográficos, já identificando 32 pontos de referência espacial. Foi também nesse período que a rosa dos ventos foi integrada na bússola, instrumento que se tornou essencial para as grandes navegações.
O termo “rumo dos ventos” deu lugar a “rosa dos ventos” pois o formato da imagem que representa os pontos de direção assemelham-se a uma flor.
A rosa dos ventos tem a função de ajudar na localização de um objeto ou de uma pessoa num determinado espaço geográfico. Através dos pontos de direção presentes no instrumento é possível definir os pontos cardeais, colaterais e intermédios.
Aula de campo de março
No último dia de inverno, o sol acompanhou algumas das turmas da escola do 1.º ciclo de Eixo, na sua aula de campo mensal.
Pelo caminho, parámos no forno Romano onde presenciámos o desgaste do tempo naquele objeto, tão importante, naquele tempo.
Pelo caminho, as flores e as borboletas foram uma constante, a sinalizar o início de uma nova estação. Para além das habituais cegonhas, pudemos observar algumas águias e milhafres que por lá caçavam, nos campos que ainda estão por lavrar.
Mais uma vez, muitas foram as descobertas.
Esta atividade consta do plano de ação do Eco-Escolas.
Concurso para o Cargo de Diretor/a do CFAECAAV
Divulga-se a Lista Definitiva de Candidatos/as Admitidos/as e Desistentes do Concurso para o Cargo de Diretor/a do Centro de Formação da Associação de Escolas dos Concelhos de Aveiro e de Albergaria-a-Velha, aberto pelo Aviso n.º 2815/2023, de 10 de fevereiro e publicado em Diário da República, da II Série de 10 de fevereiro.
As microalgas vêm à nossa escola
No âmbito do plano de atividades do Clube Ciência Viva de Azurva, em parceria com o CESAM e o Departamento de Biologia, da Universidade de Aveiro, teve a presença da bióloga Dra. Silja Frankenbach e a sua equipa.
Os alunos puderam visualizar sedimentos da ria de Aveiro, desde as microalgas , às mais importantes, as diatomáceas.
Uma abordagem ao nível da ciência, que enriqueceu as aprendizagens e curiosidades dos nossos alunos.
É importante a preservação da ria, do mar e de todos os seres vivos!
O nosso agradecimento à equipa do CESAM e ao Departamento Biologia.
A origem dos microplásticos
A convite do Clube Ciência Viva de Azurva, a geóloga Ana Bárbara Costa, Encarregada de Educação de um aluno da escola de Azurva, dinamizou uma ação sobre microplásticos. Abordou esta temática, desde: a formação do petróleo, sua extração /utilização em produtos do quotidiano, à decomposição /degradação dos plásticos e a problemática dos microplásticos para o planeta Terra.
O nosso agradecimento pela disponibilidade e empenho!
Leitura e cidadania
7 de março foi o dia definido para as eleições no âmbito do projeto 'Miúdos a votos: quais os livros +fixes?'. Os nossos alunos da escola do 1CEB de Eixo foram votar, aprendendo assim como cumprir este dever cívico. Participaram em todas as fases desta iniciativa, desde a escolha dos livros candidatos às eleições nacionais, passando pela campanha eleitoral, processo eleitoral e por fim, a contagem dos votos. Ao darmos voz aos alunos, promovendo a sua participação, foram criadas oportunidades para compreenderem melhor os princípios do processo democrático.
Tudo decorreu segundo as regras de umas eleições políticas. E os livros tornaram-se conversa das horas de recreio.
Clube Ciência Viva de Azurva
No âmbito do plano de atividades do Clube Ciência Viva de Azurva, os alunos da escola de Azurva deslocaram - se à Fábrica da Ciência, para a segunda sessão de atividades, deste ano letivo, no passado dia 7 de março.
As atividades desenvolvidas foram: na Barriga do Caracol, Indianos, Pilotos de fórmula Íman e Oficina de robots.
No final, um espetáculo de Ciência.
Não é magia, é ciência!
MANUAIS ESCOLARES
Ano Letivo 2024/2025
Consulte aqui a lista de manuais escolares da EB de Eixo
Consulte aqui a lista de manuais escolares da EB da Azurva
BIBLIOTECA
Visite AQUI, o espaço reservado para a leitura, os nossos projetos, jogos didáticos e muito mais!
TEAMS
INOVAR DOCENTES
Portal para utilização exclusiva de pessoal docente. Aceda aqui!
INOVAR EE
Portal para utilização exclusiva dos encarregados de educação. Aceda aqui!
Para aceder:
Utilizador: nº do processo do aluno
Palavra. chave: número do cartão de cidadão + os 4 dígitos (tudo junto)
CIDADANIA
Visite aqui o site!
Área de interesse para professores - acesso aos instrumentos organizacionais do agrupamento.
Entre com o seu email institucional.
AVISO
- Consulte abaixo os documentos necessários para a candidatura à ação social escolar e transportes escolares.
CALENDÁRIO ESCOLAR
Ano Letivo 2024/2025 - Consulte aqui o calendário!