DA GEODIVERSIDADE À FLORESTA AUTÓCTONE
No dia do Corta-mato escolar - onde participaram todos os alunos do AEEixo e decorreu no Instituto Raiz – a articulação curricular aconteceu com a disciplina de Ciências Naturais e os alunos começaram o dia com uma saída de campo.
Exploraram um afloramento representativo da paisagem geológica e da geodiversidade de Eixo, perto da quinta de S. Francisco.
Ao longo da manhã, enquanto decorriam as diferentes provas do“ Corta-mato escolar “, o Projeto Eco-escolas promoveu ainda a “Plantação de árvores”.
As atividades de ciência foram articuladas com o Instituto RAÍZ e envolveram várias turmas de todos os ciclos de ensino que, de enxada na mão, plantaram as árvores resultantes de sementeiras realizadas na escola no ano anterior, no dia da “Dia da floresta autóctone”.
Convenção dos Direitos da Criança
No âmbito da comemoração dos 30 Anos da Convenção dos Direitos da Criança, os "Direitos Saíram à Rua", passando pelo primeiro CEB de Azurva -Eixo.
As crianças tiveram a hipótese de, brincando com os direitos, aprenderem a conhecê-los e a reconhecer a importância destes para um saudável crescimento, enquanto pessoa e cidadãos.
O Agrupamento de Escolas de Eixo, preocupa-se com o bem estar das suas crianças e tudo faz para que cresçam felizes e conhecedoras dos direitos que lhe assistem.
Um obrigado à CPCJ e às três jovens animadoras da EPA.
Porque a “Terra treme”...
Realizou-se, no dia 15 de novembro, mais uma vez, o exercício “ A Terra treme”. Num país com risco sísmico significativo, situado na zona de junção de três placas tectónicas, nunca é demais repetir e melhorar procedimentos que ajudem a prevenir contra as consequências de uma eventual catástrofe sísmica: “Baixar”, “Proteger”, “Aguardar”... Foram os gestos repetidos, em todas as salas e por todas as turmas.
Agrupamento de Escolas de Eixo Premiado com o Selo “Escola SaudávelMente – Boas Práticas de Saúde Psicológica e Sucesso Educativo – 2019-2021”
O Agrupamento de Escolas de Eixo pela segunda vez, foi uma das 152 Escolas/Agrupamentos premiados pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, no âmbito da Campanha “Escola SaudávelMente – Boas Práticas de Saúde Psicológica e Sucesso Educativo 2019-2021”, tendo sido recebidas 267 candidaturas.
Esta campanha teve como objetivos: Promover e disseminar boas práticas e exemplos positivos no que diz respeito à promoção do desenvolvimento, da aprendizagem, da carreira, da Inclusão, da Saúde Psicológica de toda a comunidade educativa.
Distinguir e reconhecer publicamente os agrupamentos/escolas portuguesas que implementem estratégias e/ou ações concretas de promoção da Inclusão, Saúde Psicológica e Sucesso Educativo; Proporcionar aos agrupamentos/escolas um instrumento que lhes permita fazer um balanço crítico sobre as suas práticas de promoção da Inclusão, Saúde Psicológica e Sucesso Educativo, estimulando processos continuados de melhoria; Incentivar a criação de uma rede de agrupamentos/escolas participantes na iniciativa Selo “Escola SaudávelMente” – Boas Práticas em Saúde Psicológica, Sucesso Educativo e Inclusão, de modo a promover a partilha de conhecimentos e de experiências para aprendizagem mútua.
A cerimónia de entrega dos Selos “Escola SaudávelMente – Boas Práticas de Saúde Psicológica e Sucesso Educativo” decorrerá no dia 27 de novembro no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz.
Consulte aqui a lista de escolas!
A psicóloga Gabriela Vieira
PROJETO DE INTERVENÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA “ DisConnect ”
As tecnologias digitais são hoje uma ferramenta inevitável e indispensável do nosso dia-a-dia, contribuindo para o desenvolvimento, aprendizagem e integração social das crianças. No entanto, o uso excessivo acarreta riscos, que se estendem da segurança à saúde. Estes possíveis efeitos deletérios só agora começam a ser devidamente identificados, mas os primeiros estudos fornecem uma base cada vez mais sólida de evidência. O presente projeto visa alertar para os principais riscos do uso excessivo dos ecrãs, nas áreas da segurança e da saúde, bem como informar acerca dos sinais de alerta, formas de prevenção e meios de apoio.
O projeto conta com uma equipa multidisciplinar, integrando profissionais da Equipa Local de Saúde Escolar de Aveiro (USP do ACeS Baixo Vouga, URAP do ACeS Baixo Vouga e UCC de Aveiro), do Centro de Respostas Integradas de Aveiro, do Centro Social e Paroquial da Vera Cruz, da Polícia de Segurança Pública e da Guarda Nacional Republicana, em parceira com a Câmara Municipal de Aveiro e com o Agrupamento de Escolas de Eixo.
Para saber mais clica aqui!
Este Agrupamento de Escolas está, uma vez mais, envolvido no Programa Parlamento dos Jovens, este ano dedicado à temática – “Violência doméstica e no namoro: da sensibilização à ação”.
Esta problemática está a tornar-se num dos maiores flagelos do nosso tempo. Lamentavelmente, enquanto cidadãos espetadores, não raro vítimas, no nosso papel de filhos, de amigos, de vizinhos, de estranhos anónimos, este tema é-nos familiar. Todos nós já certamente conhecemos alguém que passou por algum episódio deste género ou, simplesmente, já lemos algum artigo num jornal ou vimos alguma reportagem num qualquer canal de televisão.
Por conseguinte, este programa tem tido uma excelente receção por parte dos alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico a frequentar este estabelecimento de ensino, já que, pela primeira vez, a maioria das turmas se encontra inscrita no mesmo. Nesta primeira fase, os trabalhos encontram-se a cargo do empenho, dedicação e profissionalismo revelados pelas/os respetivas/os diretoras/es de turma e docentes de Português, e, numa fase posterior, transformar-se-ão num projeto transversal orientado também por docentes de outros departamentos. Até à presente data, são os alunos do 2.º CEB que estão a tomar a dianteira, pois encontram-se com o entusiasmo ao rubro e transbordam de ideias que precisam somente de ser amadurecidas e passadas ao papel. No que ao 3.º CEB concerne, esperemos que o silêncio incómodo que paira no ar seja sinónimo de amadurecimento das ideias e concretização de projetos...
Construção de robôs com materiais reutilizáveis
No âmbito da disciplina Academia de Código Júnior e através da plataforma Ubbu os alunos assistiram a vídeos sobre robôs, desenharam o projeto do robô, selecionaram os materiais recicláveis disponíveis em casa e explicaram a representação desenhada no robô. Com o apoio dos pais e encarregados de educação, os alunos construíram o robô. Esta atividade decorreu nas turmas do 4ºF e 4ºG do Agrupamento de Escolas de Eixo.
A Educação Tecnológica ao serviço da inclusão
A pedido do CRTIC Aveiro, o Prof. Marcelino Carvalho da EB de Eixo, no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica, orientou e desenvolveu um projeto com o intuito de construir um conjunto de planos inclinados (atris) destinados a facilitar a leitura e escrita de alunos com baixa visão ou dificuldades de posicionamento.
Aqui está um exemplo feliz de articulação que possibilitou a construção de equipamentos de qualidade, a baixo custo.
Bem haja à disponibilidade e empenho do Professor Marcelino!
Dia Mundial da Alimentação
Com vista a alertar para o atual aumento da obesidade infantil e para a crescente desvalorização, que hoje se assiste, dos hábitos alimentares saudáveis que em muito divergem da nossa dieta mediterrânica que é indissociável de um estilo de vida equilibrado, no dia 24 de outubro, no âmbito do Dia Mundial da Alimentação, que se celebra a 16 de outubro e do Dia Europeu da Alimentação e Cozinha Saudáveis, que se assinala, nos diferentes membros da União Europeia, a 8 de novembro, a equipa de promoção e educação para a saúde e os diretores de turma convocaram os alunos das turmas do 6.º A, B e C, bem como as do 7.º A e B a participar num piquenique saudável, que teve lugar no Parque da Balsa. Os alunos foram desafiados a fazerem-se acompanhar de uma refeição constituída única e exclusivamente por bens alimentares saudáveis e produtos biológicos, o que efetivamente veio a acontecer, graças ao empenho dos alunos e envolvimento dos seus pais e encarregados/as de educação. Aproveitamos, pois, para agradecer a todos os participantes, incluindo os docentes, que prontamente se disponibilizaram a cooperar nesta atividade, e que tornaram este momento possível e mais saudável: OBRIGADA A TODOS!
Por último, para continuares a manter um estilo de vida saudável, aqui fica a recomendação de alguns hábitos que deves adotar diariamente:
tomar o pequeno-almoço todos os dias; comer de 3 em 3 horas; comer 5 peças de fruta/legumes por dia; beber uma boa quantidade diária de água;
usar menos sal e açúcar nas refeições; manter uma atividade física regular (podes começar por uma pequena caminhada)!
MANUAIS ESCOLARES
Ano Letivo 2024/2025
Consulte aqui a lista de manuais escolares da EB de Eixo
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BIBLIOTECA
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TEAMS
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AVISO
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CALENDÁRIO ESCOLAR
Ano Letivo 2024/2025 - Consulte aqui o calendário!