DA GEODIVERSIDADE À FLORESTA AUTÓCTONE
No dia do Corta-mato escolar - onde participaram todos os alunos do AEEixo e decorreu no Instituto Raiz – a articulação curricular aconteceu com a disciplina de Ciências Naturais e os alunos começaram o dia com uma saída de campo.
Exploraram um afloramento representativo da paisagem geológica e da geodiversidade de Eixo, perto da quinta de S. Francisco.
Ao longo da manhã, enquanto decorriam as diferentes provas do“ Corta-mato escolar “, o Projeto Eco-escolas promoveu ainda a “Plantação de árvores”.
As atividades de ciência foram articuladas com o Instituto RAÍZ e envolveram várias turmas de todos os ciclos de ensino que, de enxada na mão, plantaram as árvores resultantes de sementeiras realizadas na escola no ano anterior, no dia da “Dia da floresta autóctone”.
Bandeira Eco-Escolas
A escola E.B. 1 de Azurva volta a ser galardoada com a Bandeira Eco- Escolas.
Os nossos parabéns e agradecimentos a todos os que contribuíram para que este objetivo fosse atingido, apesar das dificuldades associadas à pandemia Covid- 19.
Hastear a bandeira Eco- Escolas é informar a Comunidade do compromisso da escola com as questões ambientais, como parte integrante da formação dos alunos.
Manuais escolares
Informam-se todos os Encarregados de Educação que face à aprovação em reunião plenária pela Assembleia da República da medida de suspensão do circuito de reutilização dos manuais escolares, no contexto da aprovação em votação final do OE (Orçamento do Estado) suplementar, fica sem efeito a devolução dos manuais escolares, uma vez que os mesmos, serão utilizados pelos alunos nas semanas de recuperação no próximo ano letivo.
O Dia Mundial da Dança foi comemorado através da Internet
A Companhia Nacional de Bailado assinalou esta data, com várias iniciativas digitais. A programação especial surgiu ao longo do dia no site, no Facebook e no Instagram da Companhia Nacional de Bailado.
Para além dos espetáculos partilhados semanalmente no site, neste tempo de ficar em casa a Companhia Nacional de Bailado vai colocando nas redes sociais vídeos de ensaios dos bailarinos em casa.
Houve ainda desafios lançados às crianças para colorirem ilustrações criadas por Bárbara Rocha para o projeto Planeta Dança, que conta a história da dança em capítulos.
CRTIC - Recursos online
A equipa de CRTIC reuniu um conjunto de recursos online que poderá ser útil para pais, educadores, professores e alunos. Poderá ser consultado AQUI.
É só clicar nas páginas que serão direcionados para os respetivos links.
E@D –Recomendações de segurança
A Direção-Geral da Educação em articulação com o Centro Nacional de Cibersegurança e a Comissão Nacional de Proteção de Dados, disponibiliza um conjunto de recomendações e de boas práticas, a ter em conta na utilização das tecnologias de suporte ao ensino a distância, desde o contexto de aulas não presenciais até reuniões, passando por cuidados a ter no download de apps e outros comportamentos defensivos que devem ser adotados especialmente neste período.
Divulgam-se, ainda, medidas de segurança específicas para o uso das plataformas ZOOM, Moodle, Microsoft Teams e Google Classroom (a disponibilizar brevemente), de modo a que a sua utilização, no âmbito do ensino a distância, se processe de forma segura.
A Direção-Geral da Educação destaca ainda as orientações emanadas pela Comissão Nacional de Proteção de Dados, com o objetivo de proteger os dados pessoais e minimizar o impacto sobre os direitos dos respetivos titulares.
Apoio às vítimas de violência doméstica
A COVID-19 impõe, a par das medidas necessárias para prevenir o contágio, a mobilização efetiva de meios no terreno para garantir a segurança e o apoio às vítimas de violência doméstica face ao risco acrescido de violência e dificuldade de acesso a redes de proteção em contexto de isolamento. O Governo está a desenvolver medidas que respondam a estas preocupações, criando mais estruturas de acolhimento de emergência, campanhas de informação e alerta, novas linhas e canais de comunicação com as vítimas.
Clique aqui para ler a notícia completa!
“Uma decisão excecional num tempo excecional”
A Lei 1-A/2020 de 19 de março, conjugada com o Decreto 2-A/2020 de 20 de março estabelece medidas excecionais e temporárias de resposta à situação epidemiológica provocada pela COVID-19.
Neste sentido, a Ordem dos Psicólogos Portugueses disponibilizou alguns documentos e vídeos, para ajudar a lidar com o isolamento social (para pessoas de diferentes faixas etárias) e, disponibilizou, também alguns vídeos com técnicas de relaxamento.
Por se avizinharem tempos difíceis, é importante que a motivação e a união continue. Obrigada a todos que ficam em casa e a tantos outros dos quais dependemos, pois saem todos os dias de sua casa, para garantir que possamos ficar na nossa em segurança.
Psicóloga Gabriela Vieira
MANUAIS ESCOLARES
Ano Letivo 2024/2025
Consulte aqui a lista de manuais escolares da EB de Eixo
Consulte aqui a lista de manuais escolares da EB da Azurva
BIBLIOTECA
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TEAMS
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