DA GEODIVERSIDADE À FLORESTA AUTÓCTONE
No dia do Corta-mato escolar - onde participaram todos os alunos do AEEixo e decorreu no Instituto Raiz – a articulação curricular aconteceu com a disciplina de Ciências Naturais e os alunos começaram o dia com uma saída de campo.
Exploraram um afloramento representativo da paisagem geológica e da geodiversidade de Eixo, perto da quinta de S. Francisco.
Ao longo da manhã, enquanto decorriam as diferentes provas do“ Corta-mato escolar “, o Projeto Eco-escolas promoveu ainda a “Plantação de árvores”.
As atividades de ciência foram articuladas com o Instituto RAÍZ e envolveram várias turmas de todos os ciclos de ensino que, de enxada na mão, plantaram as árvores resultantes de sementeiras realizadas na escola no ano anterior, no dia da “Dia da floresta autóctone”.
Clube Ciência Viva de Azurva
No âmbito do plano de atividades do Clube Ciência Viva de Azurva em parceria com o CESAM e o Departamento de Biologia, da Universidade de Aveiro, teve a presença da bióloga marinha Dra. Ana Hilário que veio à biblioteca da escola sede, apresentar o livro "Tesouros do fundo do mar".
Os alunos puderam visualizar animais, plantas e minerais existentes no fundo do mar. Curiosidades sobre esta vasta massa de água, trabalhos efetuados por biólogos marinhos e os seus contributos para o nosso dia a dia.
Uma abordagem de uma cientista, que enriqueceu as aprendizagens e curiosidades dos nossos alunos.
É importante a preservação do mar!
Dia da Floresta Autóctone no AE Eixo
O dia da Floresta Autóctone comemora-se a 23 de novembro. Esta efeméride, assinalada a nível nacional foi estabelecida para relembrar a importância da conservação das florestas de espécies nativas, como o sobreiro, a azinheira, a oliveira, os carvalhos, entre outras.
Atualmente, em Portugal, grande parte da floresta natural desapareceu ou está muito alterada, enfrentando algumas ameaças sérias, como a ocorrência de incêndios, a desmatação excessiva e proliferação de espécies invasoras.
O 3º ciclo da escola básica de Eixo, também ficou sensibilizado para esta realidade, todas as turmas do 8º ano assistiram a uma palestra dinamizada pela professora Elisabete Almeida “Floresta Autóctone - vamos valorizar o que é nosso”. na qual foi dado especial enfâse às espécies invasoras. Além disso, foi a ocasião para dar a conhecer o projeto da Green Cork ao qual o nosso Agrupamento aderiu. Trata-se de um projeto que além de promover a valorização da cortiça, promove também e juntamente com a Quercus, a reflorestação com espécies autóctones, em função dos quilos de rolhas de cortiça recolhidas.
Após esta sensibilização, este dia foi ainda assinalado, com a sementeira de bolotas pelos alunos de 8º ano, e plantação de algumas espécies autóctones (3 carvalhos e 1 sobreiro) no recinto escolar, por alguns alunos do 9º ano e do clube “Eco-Escola”. Pretendeu-se fomentar aos alunos o gosto e o interesse pelo património natural, dar-lhes a conhecer o significado e importância da conservação e valorização das árvores nativas do nosso território e ao mesmo tempo promover a educação para a cidadania ambiental e sustentabilidade.
Ação de Curta Duração Escola IN: Aprender ON
Na passada 4.ª feira, dia 30 de novembro, realizou-se a Ação de Curta Duração Escola IN: Aprender ON, promovida pelo CRTIC Aveiro em parceria com a ANDITEC.
Nesta formação abordaram-se temas como: a Perturbação do Espectro de Autismo e a Paralisia Cerebral; a comunicação aumentativa e a importância de uma comunicação multimodal; o estado da arte das tecnologias de apoio, entre outros.
A formação contou com uma sala zoom cheia, pois realizou-se online, o que facilitou a participação de inúmeros colegas de diferentes concelhos.
CRTIC
No âmbito de uma das valências do CRTIC Aveiro, Colaboração com equipas de investigação na área da Educação e das TIC, a equipa do CRTIC participou, no dia dois de dezembro, numa entrevista realizada pela doutoranda Francisca Lourenço, da Universidade de Aveiro. A entrevista tinha como objetivo conhecer as valências do serviço do Centro de Recursos e compreender de que forma é feita a avaliação e a prescrição dos produtos de apoio. Foi um momento de partilha e de aprendizagem profícuo, que vem validar a importância das redes e das sinergias criadas em prol de uma investigação que possa trazer novas respostas e outros caminhos para a Educação Inclusiva.
Agrovouga
A escola de Azurva e a turma 2 E de Eixo, deslocaram - se ao Agrovouga, feira de agricultura, pecuária, gastronomia e produtos florestais, no passado dia 25 de novembro.
Os miúdos puderam observar diversos animais domésticos, andar a cavalo, tocar um instrumento musical, desenvolverem algumas atividades da Fábrica da Ciência e degustar um delicioso hamburguer.
Um lugar que lhes proporcionou uma série de atividades diferentes e o contacto com produtos da natureza.
Dia da Floresta Autóctone
No dia da Floresta Autóctone (23 de novembro) o 1.º ciclo de Eixo aproveitou a data para plantar um carvalho e um sobreiro no espaço escolar. No momento, a descoberta das minhocas foi um prenúncio que a terra é boa e há esperança no crescimento saudável das nossas árvores. Promover a biodiversidade é promover o futuro.
Magusto em Requeixo
Viva a Tradição! Viva o Magusto!
Viva a castanha assada!
Viva a ALEGRIA, no JI/EB de REQUEIXO
Para acabar em beleza, terminamos com uma saborosa aletria, que a todos deliciou.
Agradecemos à União de Juntas, das freguesias de Requeixo, N°a. S°a. de Fátima e Nariz, a oferta das castanhas.
Como manda a tradição, para o ano há mais.
CRTIC
O CRTIC de Aveiro é um dos 25 Centros de Recursos TIC para a Educação Especial da Direção-Geral da Educação, existentes no país. Para além da avaliação de alunos com necessidades educativas, com vista à prescrição de produtos de apoio, que lhes permitam o acesso ao currículo, o CRTIC tem também como objetivo colaborar e participar em estudos de investigação no âmbito das tecnologias assistidas. No sentido de dar resposta a este eixo de intervenção do CRTIC, a equipa de Aveiro participou em diversos encontros no âmbito das TIC e das Necessidades Educativas, durante os meses de setembro, de outubro e de novembro.
Em setembro, os elementos da equipa foram fazer uma apresentação de produtos de apoio existentes, à Escola Profissional de Aveiro - Polo de Sever do Vouga. Esta sessão foi dirigida a alunos do ensino profissional, dos cursos de “Técnico/a de Eletrónica e Telecomunicações” e de “Técnico/a de Eletrónica, Automação e Comando”, tendo por objetivo a sensibilização dos alunos para projetos que possam dar respostas a necessidades reais, no âmbito das necessidades educativas.
No mês de outubro, o encontro “InSign ISeverywhere” teve lugar no Porto, tendo sido dinamizado pelo Instituto Politécnico do Porto e a Universidade Europeia ATHENA. Foram apresentados e analisados resultados de estudos, no âmbito do potencial da tecnologia assistida dirigida à comunicação em língua gestual, bem como protótipos de produtos de apoio.
No dia nove de novembro, a equipa participou na apresentação dos resultados do projeto "HiLives - Including and Connecting in Higher Education: networking opportunities for independent lives", desenvolvido pela Universidade de Aveiro (UA), com o apoio do Programa Erasmus+. Este evento teve como objetivo partilhar os resultados desenvolvidos no âmbito do referido projeto e promover a reflexão em torno das possibilidades e desafios colocados pelo processo de inclusão de estudantes com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID) no Ensino Superior.
No dia 10 de novembro, os elementos da equipa do CRTIC de Aveiro foram oradoras, numa mesa redonda, no Encontro Nacional de Investigação em Música (ENIM). A apresentação foi realizada em conjunto com o Professor Doutor André Fonseca (UA), Davys Moreno (doutorando da UA), com as seguintes temáticas:
Professor Doutor André Fonseca - “Trabalho colaborativo para a inclusão: O que fazer?”
As Professoras Ana Maia, Catarina Iglésias e Tânia Sardinha (CRTIC Aveiro) - ”Inclusão na música: a contribuição das parcerias”
Davys Moreno - “Inclusão ATRAVÉS de música vs. Inclusão NA música: Contribuições Digitais para a Inclusão na Aprendizagem da Música”.
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