Agrupamento de Escolas de Eixo premiado com o Selo Healthy Workplaces- Locais de trabalho saudáveis


A Ordem dos Psicólogos Portugueses volta a distinguir organizações portuguesas com práticas de gestão promotoras de segurança, bem-estar e saúde no local de trabalho.
A candidatura do Agrupamento de Escolas de Eixo foi apresentada pelas psicólogas Gabriela Vieira e Fátima Ramos.
A entrega de selos e prémios Healthy Workplaces- Locais de trabalho saudáveis 2022 decorreu no dia 6 de abril e contou com a participação de 85 organizações. Este é um prémio atribuído pela Ordem dos Psicólogos com o objetivo de reconhecer as organizações portuguesas com práticas de gestão promotoras de segurança, bem-estar e saúde no local de trabalho.
Na cerimónia de abertura o Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Francisco Miranda Rodrigues, destacou que "este é um prémio à humildade e à coragem dos líderes e organizações que estão dispostos a continuar a aprender para melhorar. É um prémio para quem percebe a necessidade de estar aberto aos contributos da ciência psicológica para a gestão, indo para além do 'achómetro'".
A ministra da Saúde, Marta Temido agradeceu e reconheceu "todos os profissionais de saúde, que em contexto de pandemia, se encontram naturalmente expostos a um maior risco para a sua saúde física, mental e social, e aos psicólogos em particular que, no exercício das suas funções, e muitas vezes com sacrifício pessoal, tiveram de adaptar a sua forma de trabalho e responder às várias necessidades solicitadas, prestando um serviço irrepreensível durante as diferentes fases da pandemia". Ainda no seu discurso na abertura do evento, afirmou também que "o Governo reconhece que garantir elevados níveis de saúde dos trabalhadores é um pré-requisito indispensável ao desenvolvimento social e económico do país, dado que fomenta uma 'força de trabalho' saudável, satisfeita, criativa, motivada, produtiva, aberta à inovação e ao empreendedorismo e impulsionadora do desenvolvimento sustentável".
A iniciativa é um contributo da OPP para o incentivo e a divulgação das melhores orientações e práticas no que diz respeito à saúde ocupacional. Enquadra-se no âmbito de uma parceria com a ACT (Autoridade para as Condições do Trabalho) e com a EU-OSHA (Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho).

Psicóloga Gabriela Vieira e Psicóloga Fátima Ramos