Primavera e mãos cheias de gestos de poesia

As flores chegaram à escola em forma de gestos. Em jeito de celebração da primavera, a poesia ganhou formas e transmitiu mensagens de equidade e diferença: equidade, porque todos devemos ser iguais em direitos e diferentes na individualidade que caracteriza cada um.
Viveu-se a diversidade na sua plenitude e utilizaram-se diferentes formas de comunicar: a palavra, a voz, os gestos, o olhar, o corpo, a música, as imagens.
A atividade, organizada pelo Departamento de Educação Especial, envolveu todas as turmas dos 2.º e 3.º ciclos, no melhor palco para comunicar: a biblioteca, repleta de livros, luzes e cores. O cenário revestiu-se de pessoas que, todos os dias, fazem da comunicação o seu bem mais valioso. Interpretaram-se poemas em Língua Gestual Portuguesa (LGP), representaram-se em comunicação aumentativa e alternativa através dos Símbolos Pictográficos para a Comunicação e criaram-se composições visuais a partir da projeção de objetos e transparências que aludiram mensagens poéticas.
Numa imensa partilha, o dia foi rico em experiências: celebrou-se a primavera, a árvore, a poesia, a luta contra a discriminação. Tantos valores reunidos na última semana de março, que, desejamos, se perpetuem por todas as estações.

Departamento de Educação Especial