A Cidadania e a Paz no Agrupamento de escolas de Eixo
Cordão Humano pela Paz na Ucrânia e no Mundo

Face à atual realidade que se vive no leste da Europa, mais especificamente na Ucrânia, ainda que pelos motivos mais tristes, o grupo de Cidadania e Desenvolvimento do nosso agrupamento aliou-se em prol de uma causa sobejamente nobre e justa, em nome da Paz, da Democracia e na luta pelo respeito dos Direitos Humanos e da Vida.
Desta forma, todos os alunos do nosso agrupamento, no âmbito desta disciplina e com a estreita colaboração de toda a comunidade educativa, formaram um cordão humano, como ato simbólico contra a guerra e num clamoroso apelo à paz, em homenagem ao povo ucraniano que tanto sofre, neste momento.
Este evento realizou-se no dia 9 de março, pelas 11 horas, altura em que cada turma saiu da sua sala, acompanhada pelo respetivo professor, dirigindo-se para o recinto desportivo. Aqui, com a colaboração dos docentes de Educação Física, os alunos organizaram-se em volta deste espaço, usando como indumentária superior, peças de roupa de cor azul e amarela, formando, assim, as cores da bandeira ucraniana. Este ato simbólico iniciou-se, então, com um minuto de silêncio, pelas vidas, tão rápida e precocemente, ceifadas, na resiliência e na luta pela liberdade e pelo respeito dos valores democráticos de um país até agora livre e independente. Após este ato, ouviu-se o belíssimo hino da Ucrânia, seguindo-se uma salva de palmas para este povo corajoso, pacífico e resiliente, que tanto tem sofrido nos últimos tempos.
Acrescendo a este ato simbólico, ao longo desta semana foram ainda realizadas outras manifestações de apoio e clamor à Paz pelas várias turmas, também no âmbito da disciplina de Cidadania. Assim, foram elaboradas bandeiras ucranianas com pombas de cartolina nos respetivos tons, nas quais os alunos foram escrevendo uma mensagem de paz, bem como outras de cor branca (símbolo da paz) com mensagens alusivas à mesma temática. Posteriormente, estas pombas foram afixadas/dependuradas no corredor situado entre a entrada da escola e a sala de professores. Também aqui foi ligada uma televisão com a constante passagem do Hino Nacional Ucraniano e respetiva letra. Realizaram-se ainda várias actividades como “palavras humanas” e trabalhos diversos alusivos ao tema. Simultaneamente está a decorrer uma campanha de recolha de pacotes de leite para serem enviados para o povo desta nacionalidade.
Toda a comunidade educativa da nossa escola, se tem vindo a juntar, das mais diversas formas, a esta causa desde o seu infeliz início, manifestou, assim e mais uma vez, a sua solidariedade com um povo em atroz sofrimento, juntando um eco de apelo à paz neste país e, consequentemente, no mundo, bem como ao respeito pela liberdade e pelos direitos humanos.

Escola Básica de Eixo, 09 de março de 2022,

O grupo de CD