Parlamento de Jovens

Programa Parlamento de Jovens | «“Fake news”: Que estratégias para combater a desinformação?»
É com satisfação e entusiasmo que anunciamos que este Agrupamento de Escolas se encontra, uma vez mais, a dinamizar uma nova edição do Programa Parlamento de Jovens, este ano dedicado à temática «“Fake news”: Que estratégias para combater a desinformação?».
Estamos hoje cada vez mais (cons)cientes de que, no mundo digital e nos media, somos diariamente bombardeados por artigos, cujo único propósito é disseminar, de forma intencional, a desinformação. Está hoje provada a existência de pessoas ou grupos de pessoas que se dedicam e lucram com esta desinformação. O combate à disseminação das "fake news" e de teorias da conspiração está na agenda da União Europeia e em debate entre os seus representantes, pelo que é importante trazer esta problemática para a comunidade escolar (local privilegiado onde a educação e formação dos nossos jovens se desenvolvem de forma harmoniosa, globalizante, progressiva e intencional) e ajustá-la à dimensão das vivências e experiências dos alunos, para que estes desenvolvam o seu espírito crítico em relação a este fenómeno crescente e com consequências desmedidas. Em Portugal, milhares de notícias falsas circulam diariamente com o propósito de criar dúvida no espaço público, cumprindo agendas de todos os quadrantes políticos a nível mundial.
Mas, afinal, o que é real e o que é a distorção da mesma? Como distinguir o que é informação e contra informação? Trata-se de um trabalho árduo, cuja única arma de combate reside na (in)formação, que os professores desta escola irão abraçar ao longo deste ano letivo, com o propósito de contribuir para a formação de futuros cidadãos esclarecidos, com uma participação fervorosa e voz ativa no seu seio familiar, meio profissional e comunidade.
Inscreve-te junto das professoras Sandra Fernandes ou Dália Baptista.