Exposição – “O esplendor de Sophia”

Encontra-se patente, desde o dia 13 de dezembro, no foyer da escola sede deste Agrupamento de Escolas a exposição – “O esplendor de Sophia”, dinamizada no âmbito das práticas e dinâmicas impressas pelo departamento de línguas, bem como pela biblioteca escolar, que poderá ser visitada por toda a comunidade educativa até ao próximo dia 10 de janeiro. Esta exposição teve, a montante, por objetivo axial complementar os diversos e brilhantes momentos de declamação de textos poéticos de Sophia de Mello Breyner Andresen, que pautaram a nossa já habitualmente fascinante e sempre surpreendente Festa de Natal, dando assim a conhecer um pouco da obra e vida desta grandiosa escritora àqueles que se deslocaram a esta escola nesse dia...

Contudo, a jusante, pretendeu-se divulgar a vasta obra da autora e poetisa; proporcionar nos alunos um impacto afetivo, através do despertar o interesse, o entusiasmo, a motivação para aprender; proporcionar aos alunos um momento de aprendizagem efetiva fora da sala de aula, imperando uma noção de aprendizagem como aquisição de factos e de informação, preterindo a utilização de fichas de trabalho em favor da experiência e da observação; e enriquecer de uma forma geral os alunos.
Assim, caso de sintam seduzidos a conhecer um pouco mais da genialidade desta escritora e poetisa, ousem transpor os portões da escola, e conceder-lhe algum do vosso precioso tempo para se deixarem cativar pelo seu talento, autenticidade, sensibilidade e densidade ímpares. Aqui fica o convite:
LEVADOS POR MÚLTIPLOS E FANTÁSTICOS CAMINHOS, JUNTOS REVISITEMOS “O esplendor de Sophia”…