Um dia com o Presidente

No passado dia 20 de Setembro, foi -me dado o privilégio de passar um dia com o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Dr. Ribau Esteves, no âmbito do projeto “Um dia com o Presidente”. Um aluno de cada escola, do nosso concelho, foi selecionado para esta atividade… em Eixo, calhou-me a mim o privilégio. A intenção era dar a conhecer aos jovens um pouco mais do dia-a-dia do Presidente, das suas funções, da cidade e dos seus projetos futuros.
Este dia diferente começou quando o conheci e descobri um pouco mais das suas funções enquanto Presidente. O seu grande objetivo é assegurar o bem-estar da cidade e dos seus habitantes. Fiz um lindo passeio de moliceiro durante o qual o Sr. Presidente da Camara Municipal de Aveiro contou um pouco mais acerca da história da nossa cidade, o objetivo dos projetos já construídos e os projetos colocados “em cima da mesa” para se realizarem. Para encerrar a manhã, fui conhecer uma empresa, em Cacia, que constrói e repara diversos equipamentos hidráulicos. Estive presente numa reunião, entre o Presidente e os donos da empresa, onde foram tratadas imensas questões burocráticas.
Durante a tarde visitei algumas obras localizadas no centro da cidade. Conheci, “passo a passo” a Câmara Municipal, situada no espaço do Centro Cultural de Congressos, e o quotidiano de toda a equipa que trabalha como Presidente, Dr. Ribau Esteves.
Este foi um dia completamente diferente do comum pois, para além de ter sido passado com o Presidente, fiquei a conhecer mais detalhes na minha própria “casa”. Foi bastante interessante, ativo, cativante e, principalmente, desafiador pois ao contrário do que pensava, ser Presidente não é de todo fácil, é necessário ter muito conhecimento matemático, estratégia e ser empreendedor.

Rosana Sousa, 9ºA