70 pequenos Judocas recebem a nova graduação
No passado domingo, dia 13 de novembro de 2016, pelas 15:00 horas, decorreu a Cerimónia de Graduações da Associação 4JUDO Project, na Escola Básica Integrada de Eixo.
A Cerimónia foi encetada com um breve discurso acerca do Judo enquanto modalidade de exceção e desporto de caráter formativo, em equilíbrio entre o corpo e a mente...

Esta cerimónia de entrega de cintos, inédita no distrito de Aveiro, esteve sob a alçada do coordenador do 4JUDO Project, Nuno Vieira, que organizou o evento de forma irrepreensível. Nuno Vieira refere que “A graduação é uma referência que impulsiona uma busca incessante do conhecimento e o sucesso na modalidade, que se repercute dentro e fora do tatami. Todavia” acrescenta “uma graduação acarreta responsabilidades acrescidas para o atleta: a responsabilidade inerente de dar o exemplo, de aprender sempre mais, de mostrar qualidades e de manter uma postura de aprendizagem contínua. Neste sentido, convém tornar este momento inesquecível para os nossos Judocas, pois eles merecem ser recompensados pelo seu esforço e dedicação.”
Seguiu-se uma pequena demonstração de Judo entre atletas, com algumas projeções, em que o Mestre Nuno Viera também participou. A entrega dos cintos foi realizada por parte dos mestres que compõem a equipa da Associação 4JUDO Project: Mestre Nuno Vieira, Mestre José Vieira, Mestre João Cruz e Mestre Pedro Fonseca, que não pôde pisar o tatami, por motivos de saúde, mas que não prescindiu de estar presente numa data tão importante para o Judo em Aveiro.
O evento, que contou com cerca de 70 Judocas, decorreu com o máximo decoro e cortesia, à maneira japonesa, em que os atletas se aproximaram ordeira e respeitosamente de cada um dos mestres para receberem o novo cinto e o diploma, entregues, cerimoniosamente, com as duas mãos e uma saudação. Para os Judocas que não estiveram presentes, a graduação será no respetivo Dojo.
A Associação 4JUDO Project aproveitou para divulgar que dispõe de um novo site www.4judo.pt que conterá todas as informações acerca da Associação 4JUDO Project e que passará a ser atualizado com regularidade. A criação do site deve-se à incansável entrega e empenho de Pedro Ribeiro, José Vilão e Gonçalo Vicente, bem como à empresa que cedeu o servidor, Netureza.
A Cerimónia de Graduação serviu ainda de rampa de lançamento para a apresentação da mascote do 4JUDO Project, o Toshi, que significar sábio em japonês. Os mais novos pareceram entusiasmados com o macaco de quase 2 metros de altura, vestido com quimono, e quiseram registar o momento para a posteridade com uma fotografia.
A Associação 4JUDO Project quer deixar os seus agradecimentos aos atletas, aos pais e familiares pela sua presença e por acreditarem no trabalho que tem vindo a ser desenvolvido. Agradece ainda à Associação de Melhoramento de Eixo, ao Agrupamento de Escolas de Eixo, à Casa do Povo de Esgueira e à ADREP por todo o apoio prestado.
Quem quiser praticar Judo, pode nos encontrar em Esgueira, Eixo e Palhaça. Vem treinar connosco e torna-te um campeão dentro e fora do Tatami.