EXPLORATÓRIO E PORTUGAL DOS PEQUENITOS

No dia 21 de abril de 2016, os alunos do 3º ano do Agrupamento de Eixo das turmas C e I foram a Coimbra visitar o Exploratório e o Portugal dos Pequenitos.
No Exploratório visitaram a exposição “Em forma com a Ciência”, onde puderam fazer muitas experiências relacionadas com o corpo humano, dividido por vários temas: cérebro, coordenando, revestindo, movimentando, circulando, digerindo e respirando.

Ainda no Exploratório, viram o filme “A noite do Vampiro”, no Hemispherium, onde foram transportados para o espaço: da Lua viram eclipses do Sol e da Lua, em Saturno ficaram rodeados de anéis e de outros corpos celestes que andavam à deriva no Espaço.
Da Terra viram muitas constelações, o Sistema Solar em movimento, um cometa, estrelas cadentes, depois do almoço, à beira do Rio Mondego, dirigiram-se ao Portugal dos Pequenitos, onde fizeram uma viagem acompanhados do Cordato do Cordoaria, às terras conquistadas pelos portugueses nos séculos XV e XVI: Madeira, Açores, Brasil, Índia, Timor, Macau, Angola, Moçambique, S. Tomé e Príncipe, Guiné e Cabo Verde.
De seguida, fizeram uma visita guiada à parte onde estão representados os Principais Monumentos de Portugal: Mosteiro dos Jerónimos, Convento de Cristo, Torre dos Clérigos,… Passaram ainda pelas salinas e pelo farol de Aveiro e acabaram dentro de um gigante bule.
No final da visita guiada, houve diversão a valer!
Percorreram as casinhas típicas de norte a sul de Portugal Continental e terminaram no pátio da Universidade de Coimbra.