DIZER NÃO AOS MICROPLÁSTICOS – SALVAR AS TARTARUGAS!

A Escola Básica de Azurva recebeu uma investigadora da Universidade do Porto - Dra. Diana Sousa Guedes - que cartografa o lixo marinho em sete ilhas de Cabo Verde.
A ilustre convidada alertou os alunos para esta problemática dos oceanos e promoveu a observação ao microscópio de microplásticos e de areias presentes no oceano.
Os alunos aprenderam sobre a poluição causada pelos plásticos e focaram a sua na proteção da tartaruga-comum, a maior espécie de tartaruga marinha de carapaça rígida!
Foram elucidados sobre o cocktail de problemas causados pela poluição dos oceanos, nomeadamente a contaminação das praias com substâncias químicas persistentes, que está associada ao aumento da temperatura do areal, produzindo um “efeito barreira”, que dificulta a vida das tartarugas bebés e jovens, na zona de Cabo Verde. Devido à poluição, as tartarugas são obrigadas a enfrentar uma corrida de obstáculos, podendo ficar presas em redes ou outros resíduos, sem conseguir chegar ao mar.
Cada pequena ação faz diferença. Juntos vamos garantir que as futuras gerações desfrutem de um oceano mais limpo e saudável!