Exposição/Concurso Rosa dos ventos

A exposição e concurso Rosa dos ventos efetivou-se a partir de atividades realizadas pelos alunos do 7º ano através da implementação de um projeto de Domínio de Autonomia Curricular (DAC) entre as disciplinas de Geografia e Educação Visual.
A origem da rosa dos ventos está associada à Grécia Antiga, através do termo “rumos do vento”, que inclusive inspirou o seu nome.
Na Grécia Antiga, os rumos dos ventos eram utilizados com o objetivo de determinar as direções. Os rumos iniciais eram dois, que com o tempo aumentaram para oito.
Foi a partir do séc. XIV que a rosa dos ventos foi incorporada em cartas e mapas cartográficos, já identificando 32 pontos de referência espacial. Foi também nesse período que a rosa dos ventos foi integrada na bússola, instrumento que se tornou essencial para as grandes navegações. 
O termo “rumo dos ventos” deu lugar a “rosa dos ventos” pois o formato da imagem que representa os pontos de direção assemelham-se a uma flor. 
A rosa dos ventos tem a função de ajudar na localização de um objeto ou de uma pessoa num determinado espaço geográfico. Através dos pontos de direção presentes no instrumento é possível definir os pontos cardeais, colaterais e intermédios.