A concretização de um sonho, 20 anos depois…

No passado dia 14 de junho, na escola sede, às 21h, comemorou-se o vigésimo aniversário da EB de Eixo.
O nascimento de uma escola que acolhesse os alunos do 5º ao 9º ano de escolaridade foi visto, pela comunidade eixense, como a concretização de um sonho antigo.
Alunos, professores, assistentes operacionais, pais, membros da Câmara Municipal de Aveiro e da Junta de Freguesia de Eixo, e elementos da comunidade escolar e educativa juntaram-se ao festim. Presenciaram ao fantástico espetáculo teatral “O Fantasma da Ópera” e, no fim, saborearam um “Porto de Honra”, num momento de convívio em que foi possível apreciar uma exposição fotográfica alusiva aos 20 anos de história da escola.
A diretora, Isabel Arribança, agradeceu a todos que estiveram direta e indiretamente envolvidos na concretização deste sonho e aos que contribuíram para a realização desta bonita festa de comemoração.

Clique na imagem para aceder ao site!

Parlamento dos Jovens

Mais uma vez o nosso Agrupamento inscreveu-se neste Projeto, promovido pela Assembleia da República e pelo Ministério da Educação e que se desenvolve em várias fases: constituição de listas, trabalhos de grupo para apresentação das ideias, campanha eleitoral, eleições, sessão escolar, sessão distrital e sessão nacional.
O tema do Parlamento dos Jovens no presente ano letivo, para o Ensino Básico, é“Igualdade de género – -um debate para todos”.
Contamos já com deputados inscritos, com vontade de trabalhar e de exporem as suas ideias. As próximas etapas serão a campanha eleitoral escolar e as eleições dos deputados da Sessão Escolar.Com este projeto pretende-se que os jovens alunos melhorem os seus conhecimentos na área da vida cívica e política e que sejam interventivos, propondo soluções.
Objetivos do Programa:
Educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política.
Dar a conhecer a Assembleia da República e as regras do debate parlamentar.
Promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões.
Incentivar a reflexão e debate sobre um tema, definido anualmente.
Proporcionar a experiência de participação em processos eleitorais.
Estimular a capacidade de expressão e argumentação.
Sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetem o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político.

O programa de desporto escolar visa aprofundar  as condições para a prática desportiva regular em meio escolar, como estratégia de promoção do sucesso educativo e de estilos de vida saudáveis. O desporto escolar inclui, na Escola Básica de Eixo, várias vertentes: Badmington; Futsal; Boccia; minigolfe; Ténis de Mesa e xadrez. Destaca-se que algumas destas são praticadas também por alunos da Educação Especial, contribuindo assim para para uma formação integral dos nossas crianças e jovens.

 


 

  PAIS/EE

Provas de avaliação externa, matrículas, critérios de avaliação, planificações disciplinares, entre outros. Consulte regularmente!

MATRÍCULAS

- Consulte aqui os documentos necessários.

SimpLEixo

Área de interesse para professores - acesso aos instrumentos organizacionais do agrupamento.

Entre com o seu email institucional.

NETALUNOS/NETGIAE
Portal para utilização exclusiva de alunos, pessoal docente, não docente e encarregados de educação. Consulte aqui!

MOODLE da EBIE
Suporte às aprendizagens dos alunos, ao trabalho colaborativo entre professores e ao desenvolvimento organizacional da escola. 

 MAIL da EBIE
Se ainda não tem um endereço de correio eletrónico institucional, solicite-o ao responsável pelo apoio informático.

Manuais Escolares

Contactos

Rua do Forno, Apartado 27 3801-501 Eixo   Tel 234 920 220    Fax 234 920 226     E-mail geral: ebieixo@ebie.pt