Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa – 15 d e novembro

O Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa comemora-se anualmente a 15 de novembro. O objetivo deste dia é promover a Língua Gestual Portuguesa e garantir o respeito pelos direitos das pessoas surdas. A língua gestual é a forma de comunicação utilizada pelas pessoas surdas e por todos aqueles que com elas comunicam. É produzida a partir dos movimentos das mãos, do corpo e por expressões faciais, sendo a sua receção visual. Esta linguagem possui um vocabulário especial e uma gramática própria. O Departamento de Educação Especial assinalou o dia com a afixação, em diversos lugares da escola, de cartões com a identificação dos espaços em LGP e com a divulgação de um vídeo no qual algumas músicas conhecidas são traduzidas em LGP. Os alunos também aprenderam alguns gestos relacionados com saudações e cortesia. Convidamos todos os que se interessam por esta temática a visitarem o site Spread the Sign que já recolheu e documentou mais de 400.000 gestos. Foi também lançado, pela Porto Editora, o primeiro dicionário de LGP online, através do Portal Infopédia, que reúne mais de 5300 entradas.

Clique na imagem para aceder ao site!

Parlamento dos Jovens

Mais uma vez o nosso Agrupamento inscreveu-se neste Projeto, promovido pela Assembleia da República e pelo Ministério da Educação e que se desenvolve em várias fases: constituição de listas, trabalhos de grupo para apresentação das ideias, campanha eleitoral, eleições, sessão escolar, sessão distrital e sessão nacional.
O tema do Parlamento dos Jovens no presente ano letivo, para o Ensino Básico, é“Igualdade de género – -um debate para todos”.
Contamos já com deputados inscritos, com vontade de trabalhar e de exporem as suas ideias. As próximas etapas serão a campanha eleitoral escolar e as eleições dos deputados da Sessão Escolar.Com este projeto pretende-se que os jovens alunos melhorem os seus conhecimentos na área da vida cívica e política e que sejam interventivos, propondo soluções.
Objetivos do Programa:
Educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política.
Dar a conhecer a Assembleia da República e as regras do debate parlamentar.
Promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões.
Incentivar a reflexão e debate sobre um tema, definido anualmente.
Proporcionar a experiência de participação em processos eleitorais.
Estimular a capacidade de expressão e argumentação.
Sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetem o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político.

O programa de desporto escolar visa aprofundar  as condições para a prática desportiva regular em meio escolar, como estratégia de promoção do sucesso educativo e de estilos de vida saudáveis. O desporto escolar inclui, na Escola Básica de Eixo, várias vertentes: Badmington; Futsal; Boccia; minigolfe; Ténis de Mesa e xadrez. Destaca-se que algumas destas são praticadas também por alunos da Educação Especial, contribuindo assim para para uma formação integral dos nossas crianças e jovens.

 


 

  PAIS/EE

Provas de avaliação externa, matrículas, critérios de avaliação entre outros. Consulte regularmente!

SimpLEixo

Área de interesse para professores - acesso aos instrumentos organizacionais do agrupamento.

Entre com o seu email institucional.

NETALUNOS/NETGIAE
Portal para utilização exclusiva de alunos, pessoal docente, não docente e encarregados de educação. Consulte aqui!

MOODLE da EBIE
Suporte às aprendizagens dos alunos, ao trabalho colaborativo entre professores e ao desenvolvimento organizacional da escola. 

 MAIL da EBIE
Se ainda não tem um endereço de correio eletrónico institucional, solicite-o ao responsável pelo apoio informático.

Manuais Escolares

Contactos

Rua do Forno, Apartado 27 3801-501 Eixo   Tel 234 920 220    Fax 234 920 226     E-mail geral: ebieixo@ebie.pt