“A tutoria no ensino básico - como orientar o percurso escolar”

No passado dia 8 de outubro, das 15:30h às 18:30h, ocorreu, no espaço da biblioteca da escola sede, mais uma ação de formação de curta duração destinada aos professores do ensino básico do nosso agrupamento, intitulada: “A tutoria no ensino básico – como orientar o percurso escolar”. A formadora convidada foi a Dr.ª Rosália Coelho, psicóloga e especialista na área da Psicologia da Educação.
Os objetivos desta formação foram, entre vários, a identificação de práticas pedagógicas que viabilizam a modalidade de tutoria e a experimentação de metodologias e ferramentas que poderão contribuir para a melhoria da aprendizagem e do bem-estar do aluno.
Nos novos normativos legais, a tutoria continua a merecer um papel de importância e convém aos professores investir na formação, na partilha de ideias, experiências… em prol da implementação de boas práticas.

1. Introdução

O Plano Anual de Atividades constitui-se como o documento orientador de atividades ao longo de um ano letivo, reveste-se de grande relevância para toda a Comunidade Educativa, pois constitui um instrumento do exercício de autonomia e nele se reflete a realidade da escola no seu dia-a-dia, bem como do contexto envolvente. Trata-se de um “documento de planeamento, que define, em função do projeto educativo, os objetivos, as formas de organização e programação das atividades e que procede à identificação dos recursos necessários à sua execução” (artigo 9º, do Decreto-Lei nº 137/2012, de 2 de julho).

O PAA é o documento de planificação estratégica que, tendo em conta os eixos, metas e objetivos definidos no Projeto Educativo, as concretiza em atividades a realizar durante o ano letivo, tendo em conta a coerência, integração e unidade da ação educativa. Os objetivos consignados no Projeto Educativo do Agrupamento enquadram as atividades como um conjunto de processos que visam a melhoria do sucesso escolar, a formação global dos alunos, com o envolvimento e a coresponsabilização de todos.

Este Plano pretende complementar e enriquecer o processo de ensino/aprendizagem recorrendo a estratégias motivadoras que facilitem o desenvolvimento dos alunos, quer no plano do saber e das
competências, quer no plano da construção da identidade pessoal e formação cívica.

Salientam-se as atividades ligadas a áreas do conhecimento e ao processo de ensino aprendizagem num sentido lato da questão e que, indubitavelmente, concretizam a missão primeira e mais importante da escola que é ser um espaço onde são facultados os meios para aprender. Importa salientar também as atividades que se julgam capazes de contribuir para a formação de cidadãos críticos, conscientes, participativos, capazes de interagir e intervir na realidade e responder às necessidades emergentes da sociedade, através da ligação a outros domínios e conhecimentos, uns transversais, outros cívicos, outros, ainda, sociais que a escola procura desenvolver nos seus alunos.

Na relação da escola com o meio, identificam-se as atividades com ligação às entidades locais, com vista a inserir a escola na comunidade envolvente.

O Plano Anual de Atividades deverá ser, necessariamente, o ponto de partida para o trabalho a desenvolver em cada turma, não podendo, contudo, ser redutor de outras atividades de enriquecimento curricular que se considerem pertinentes para a melhoria das oportunidades de aprendizagem dos alunos. Devem ser promovidas atividades e projetos que, de forma transversal, potenciem as aprendizagens dos alunos numa perspetiva da obtenção de melhores resultados tanto na avaliação interna como na avaliação externa assim como todas as formas de concretização do Projeto Educativo nomeadamente nos pontos que necessitam de atenção prioritária para o ano letivo de 2014-2015.


2. Lista de atividades de organização e de complemento curricular


Departamentos / Grupos disciplinares / Escolas de 1º ciclo / Jardins de infância

Na primeira grelha estão os Projetos desenvolvidos no Agrupamento;
Na segunda grelha surgem as Atividades que decorrem ao longo de todo o ano letivo – estas estão divididas por períodos (1º, 2º e 3º) e, dentro de cada um deles, aparecem agrupadas pelo mês de realização (ou início) das mesmas.
Na terceira grelha surgem as atividades propostas pela Associação de Pais.
Na quarta grelha apresenta-se o plano de formação.

Plano Anual de Atividades

 

Relatório final de execução do plano anual de atividades relativo ao 1º período de 2015/2016

 

 

ASSISTENTES TÉCNICOS

Carla Alexandra dos Santos Azevedo
Carla Sofia Martins Veiga
Elisabete Santos da Rocha
Jorge Ricardo Tavares Gonçalves
Pedro André Pereira Sousa
Pedro Jorge Silva Gomes (Coordenador Técnico)



ASSISTENTES OPERACIONAIS

Ana Paula Saraiva Ferro da Silva
Ângela Maria Fernandes Saraiva
Clementina da Rocha Pinto Pereira Silva Dias
Delminda Maria Rodrigues Barbosa Saldanha
Joana Filipa Ferreira Saraiva
João Carlos Magalhães dos Santos
Maria Antonieta Oliveira de Carvalho Saldanha
Maria da Conceição Nunes Pinho Saraiva
Maria de Lurdes Dias Fernandes dos Santos
Maria de Lurdes Marques da Silva Abreu
Maria do Rosário Paula Tavares Marinho
Maria Fernanda Henriques de Almeida
Maria Helena Moreira dos Santos Marques
Maria Helena Rodrigues da Silva Moreira
Maria Luísa Santos Almeida Barros
Maria Teresa Duarte Gomes
Ondina Maria Moreira dos Reis da Conceição
Rosa Maria Morais Ferreira
Sandra Esmerinda Rocha Fernandes Dias
Sandra Maria Dias Fernandes dos Santos
Sara Patrícia Fernandes Oliveira Lemos (Encarregada Operacional)
Sónia Coimbra Duarte
Vanessa Andreia Lopes Freitas

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