MAR LIMPO!
O CCV de Azurva convidou a investigadora Dra. Sara Bettencourt, da Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação do arquipélago da Madeira (ARDITI) a dinamizar uma ação de sensibilização sobre o tema “O lixo marinho: consciencializar para atuar".
A poluição dos oceanos é hoje um dos grandes problemas que põe em causa a qualidade de vida dos animais marinhos e, indiretamente, afeta também os seres humanos!
Ficou um conselho: “O lixo marinho é um problema global que requer uma ação local, onde todos temos um papel importante. Urge uma ação conjunta para consciencializar e atuar!”
Obrigado à Dra. Sara Bettencourt e à ARDITI pelos excelentes momentos de partilha e aprendizagem!
Segurança na Internet
Cada vez mais, surge a preocupação em combater a utilização indevida da Internet e a necessidade de capacitar as crianças e os jovens de todo o mundo para a utilização mais segura e responsável das tecnologias digitais.
A Comissão Europeia publicou a versão adaptada às crianças, - Estratégia europeia para uma internet melhor para crianças.
A UNICEF também lançou na sua página, diversas ações destinadas ao tema - Campanha “Segurança digital, ação real”. Pode aceder ao conjunto de materiais na Plataforma de Recursos da UNICEF.
O Centro Internet Segura, o SeguraNet e o Centro Nacional de Cibersegurança têm um papel ativo importante na sensibilização e na dinamização de ações que nos alertam para os perigos associados à internet.
Perigos na Internet para crianças e jovens:
Como proteger as crianças e jovens aos perigos:
Projeto PES
Este Projeto de Promoção e Educação para a Saúde (PPES), enquanto instrumento de trabalho integrador das preocupações da escola e da comunidade, incorpora todas as atividades educativas que concorrem para a promoção e educação para a saúde. E resulta do trabalho de uma equipa, que integra representantes, tanto da área da educação como da área da saúde (Educadoras, Professores, Professoras -Bibliotecárias, Psicóloga, Unidade de Saúde Pública do Centro de Saúde de Aveiro, PSP, GNR e outros parceiros), de acordo com as suas possibilidades. Só assim é possível integrar a educação para a saúde em campos e interesse comuns de forma sustentável e articulada, para criar um agrupamento promotor de saúde. A importância de dar continuidade a estas atividades e procurar diversificar as mesmas requer manter pares de trabalho e equipa com dinâmica e espírito colaborativo para os várias temas a desenvolver (Saúde Mental e Prevenção da Violência; Educação Alimentar; Atividade Física; Comportamentos Aditivos e Dependências; Afetos e Educação para a Sexualidade)
Devido à dificuldade inerente ao gabinete (GIAA), por não estar assegurados por profissionais com formação nas áreas da educação para a saúde e educação sexual, surge a necessidade de variar a forma como se pode intervir com os alunos nesta área. As atividades articuladas com o projeto Trinca Bar, com a bibiloteca e de alunos para alunos, são as que melhor tem resultado. Para este gabinete poderão ser ainda encaminhado alunos cujas problemáticas estejam relacionadas com as várias vertentes indicadas. Conseguir incentivar os alunos para atividades que promovam o bem estar, procurando a interação entre pares e sentir a escola como espaço para os alunos serem autónomos, criativos e respeitadores.
Em cada período irá optar-se por dinamizar uma atividade que abarcará os temas referidos no referencial da educação para a saúde, enquadrado nos dias comemorativos. Ativididades a desenvolver:
Consulte aqui o Blogue Eixo de PES dados com a Saúde.
Consulte aqui a página da Saúde Escolar.
Projeto Balsinhas
Este projeto tem como objetivos fundamentais sensibilizar a comunidade educativa e a comunidade envolvente para a necessidade urgente de reduzir a utilização do plástico e adotar outras alternativas mais amigas do ambiente, promovendo as melhores escolhas. Criar cidadãos com consciência e com necessidade de atuar - CONSIGO PENSAR GLOBALMENTE E AGIR LOCALMENTE.Ao mesmo tempo, pretende-se que os alunos desenvolvam conhecimentos práticos, capacidades cognitivas e atitudes e valores, tendo como princípio o Perfil dos Alunos à saída da escolaridade obrigatória e o estabelecimento de Aprendizagens Essenciais no conjunto do currículo.
Projeto Musicar Musicando - Espaço Bateria e Solta a Corda
Um laboratório musical dinamizado por alunos com background de guitarra e de percussão, aberto a todos que queiram aprender a tocar guitarra e percussões, através de experiências performativas. Pretende democratizar a música, proporcionando aos alunos a prática da guitarra e da bateria (habitualmente acessível com encargos para as famílias), elevando os níveis de literacia musical dos alunos do AE. Simultaneamente, implicar mais ativamente os alunos nos momentos sociais e culturais do AEE.
Apresentações performativas nos "Momentos Musicais" e na "Noite Quinhentista" .
Atividades a desenvolver: