Educação STEAM na escola

No âmbito do Projeto Tech Lab que o Município definiu para a Comunidade Educativa e do Clube de Ciência Viva do 2º e 3º ciclos, têm sido desenvolvidas atividades STEAM junto dos alunos e docentes da nossa escola. Estes projetos contam com a parceria da Fábrica de Ciência Viva da Universidade de Aveiro e permitem envolver diversas temáticas disciplinares à engenharia, materiais, artes, robótica e outras áreas tecnológicas.
Assim, de uma forma interdisciplinar, os alunos do quinto e sétimo ano participaram em sessões onde aprenderam a animar objetos com a técnica de Stop Motion. Com diferentes materiais e muita criatividade, todos os alunos realizaram pequenos vídeos abordando diferentes temáticas, Fases da Lua no sétimo ano e Frações no quinto ano.
No âmbito da disciplina de Oficina Digital, os alunos do quinto ano experimentaram outra ferramenta, o Lego Spike. Esta ferramenta combina elementos de construção da LEGO com uma linguagem de programação, proporcionando atividades lúdicas de aprendizagem que contribuem para o desenvolvimento do pensamento crítico e para a resolução de problemas. Os alunos montaram elementos do kit e realizaram exercícios de programação por blocos.
Com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento destas práticas em sala de aula, também têm sido desenvolvidas ações junto dos docentes. Para os docentes do terceiro ciclo foi dinamizada uma ação de curta duração em Stop Motion e para os docentes do CCV em corte e impressão 2D.