Dia Mundial da Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação celebra-se anualmente a 16 de outubro. A celebração deste foi estabelecida em novembro de 1979 pelos países membros na 20ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Neste dia realizam-se muitas atividades relacionadas com a nutrição e a alimentação, com a participação de cerca de 150 países, incluindo Portugal.
As estimativas indicam que o número de habitantes do planeta vai superar os nove bilhões de pessoas em 2050, e a FAO estima que a produção mundial de alimentos vai ter que aumentar em 60% para poder atender as novas demandas alimentares. Por outro lado, os pequenos agricultores familiares do mundo – que produzem a maior parte dos alimentos que consumimos – estão entre os mais afetados pelas altas temperaturas, as secas e os desastres relacionados a uma meteorologia adversa relacionada às mudanças climáticas.
No agrupamento comemorou-se este dia, fazendo à entrada da cantina um pequeno circuito com atividades lúdico-físicas e na cantina uma sobremesa diferente com fruta. Associando assim a atividade física à educação alimentar.

 

 


Dia Mundial da Saúde Mental

No dia 10 de Outubro de 2016 (Segunda-feira), Dia Mundial da Saúde Mental, os alunos dos 2º e 3º ciclos do agrupamento participaram nas atividades do âmbito da promoção da saúde mental e desenvolvimento de competências socioemocionais, dinamizadas pela equipa de promoção da educação para a saúde do agrupamento com a colaboração de alguns docentes.
Esta data foi criada em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental (World Federation for Mental Health). A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a saúde mental uma prioridade e defende que a questão da saúde mental não é estritamente um problema de saúde.
As perturbações de natureza mental estão a crescer e os distúrbios mentais, independentemente da sua gravidade, são uma das principais doenças incapacitantes do século XXI. A depressão é a segunda causa de incapacidade na União Europeia. As doenças mentais e, particularmente a depressão, são o fator de maior risco de suicídio.

 

 


 

DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR - 17 NOVEMBRO 2016


A doença pulmonar obstrutiva crónica, o cancro do pulmão, da laringe e doenças cardiovasculares são, infelizmente, alguns exemplos de patologias devidas à exposição ao tabaco. Estas doenças são responsáveis por uma elevada mortalidade e morbilidade, internamentos hospitalares, perdas de dias de trabalho e reforma antecipada por invalidez, representando elevados custos económicos para a sociedade.
O dia 17 de novembro, dia do não fumador, deve ser um dia de reflexão e ação.
Os alunos da escola sede tiveram oportunidade de “jogar ao abate o tabaco”, simulação de um jogo de bowling. A equipa do gabinete de apoio ao aluno organizou a atividade com colaboração de um grupo de aluno da turma do 8º B e ainda ofereceram aos adultos que fumam, cigarros de papel com caveiras.