Dia Mundial da luta contra a SIDA 1 de Dezembro

Número de novos diagnósticos continuam a diminuir em Portugal
O número de novos casos de infeção por VIH diminuiu 46% e o de novos casos de SIDA 67%, entre 2008 e 2017, segundo o mais recente relatório sobre a infeção VIH e SIDA em Portugal, elaborado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e pela Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o documento, encontram-se notificados em Portugal 59913 casos de infeção por VIH, com diagnóstico entre 1983 e 2018, dos quais 22551 atingiram estádio SIDA.
Consulte aqui o relatório!

 

 

 

 


Dia Mundial da Alimentação

Com vista a alertar para o atual aumento da obesidade infantil e para a crescente desvalorização, que hoje se assiste, dos hábitos alimentares saudáveis que em muito divergem da nossa dieta mediterrânica que é indissociável de um estilo de vida equilibrado, no dia 24 de outubro, no âmbito do Dia Mundial da Alimentação, que se celebra a 16 de outubro e do Dia Europeu da Alimentação e Cozinha Saudáveis, que se assinala, nos diferentes membros da União Europeia, a 8 de novembro, a equipa de promoção e educação para a saúde e os diretores de turma convocaram os alunos das turmas do 6.º A, B e C, bem como as do 7.º A e B a participar num piquenique saudável, que teve lugar no Parque da Balsa. Os alunos foram desafiados a fazerem-se acompanhar de uma refeição constituída única e exclusivamente por bens alimentares saudáveis e produtos biológicos, o que efetivamente veio a acontecer, graças ao empenho dos alunos e envolvimento dos seus pais e encarregados/as de educação. Aproveitamos, pois, para agradecer a todos os participantes, incluindo os docentes, que prontamente se disponibilizaram a cooperar nesta atividade, e que tornaram este momento possível e mais saudável: OBRIGADA A TODOS!
Por último, para continuares a manter um estilo de vida saudável, aqui fica a recomendação de alguns hábitos que deves adotar diariamente:
tomar o pequeno-almoço todos os dias; comer de 3 em 3 horas; comer 5 peças de fruta/legumes por dia; beber uma boa quantidade diária de água;
usar menos sal e açúcar nas refeições; manter uma atividade física regular (podes começar por uma pequena caminhada)!

 

 


Dia Europeu da Alimentação 18/19

Para comemorar o dia Europeu da alimentação e cozinha saudáveis, dia 8 de novembro de 2018, foi dinamizada uma atividade que articulou a atividade física e a educação alimentar. Assim os alunos dos 2º e 3ºciclos da escola básica de Eixo foram incentivados no recreio à prática de atividade física e foi-lhes oferecido um pequeno almoço saudável. Esta atividade enquadrou-se no âmbito do Projeto da Educação para Saúde (PES). A equipa agradece a todos os alunos, assistentes e docentes que colaboram tão eficazmente para se continuar a ter uma escola saudável.





Resultados do Concurso “Pequeno almoço Saudável e criativo”

Foram divulgados no átrio da escola sede, os resultados do concurso “Pequeno almoço Saudável e criativo”. Os três melhores resultados receberam prémios  que foram entregues no dia da entrega de prémios de mérito. Todos receberam certificados de presença.
A Coordenadora do projeto de educação para a saúde (PES), agradece aos alunos  e aos docentes que participaram ou colaboraram na atividade.

      

Concurso de fotografia

No âmbito da PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO PARA A A SAÚDE, decorre um concurso de fotografia "Pequeno almoço saudável e criativo" para todos os alunos do agrupamento.
ATÉ DIA 30 DE NOVEMBRO os alunos poderão PARTICIPAR e dar asas à sua imaginação culinária. Consulte aqui o regulamento.

 

 

 

 

 

 


Dia Mundial de Luta Contra a Sida - 1 DEZEMBRO 2018

Em articulação com os diretores de turma, os alunos foram informados sobre: Dia Mundial de Luta Contra a Sida
ONU lança campanha contra a discriminação no local de trabalho
A propósito do Dia Mundial de Luta Contra a Sida, a ONU lançou nessa semana uma campanha para promover os direitos das pessoas portadoras de VIH e combater a discriminação de que são alvo no local de trabalho.
“Atualmente, devemos trabalhar todos juntos, governos, empregadores e organizações de trabalhadores – membros da Organização Internacional do Trabalho (OIT) – e outras partes interessadas, e comprometermo-nos a proteger os direitos humanos das pessoas que vivem com o VIH, para que estas possam beneficiar de um trabalho produtivo e viver com dignidade”, afirmou o Diretor Geral da OIT, Guy Ryder, no lançamento da campanha em Genebra.
Na escola os alunos do 3º ciclo dinamizaram atividades para compreender melhor o que é a SIDA/VIH e como se transmite.


 Dia Mundial da Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação celebra-se anualmente a 16 de outubro. A celebração deste foi estabelecida em novembro de 1979 pelos países membros na 20ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Neste dia realizam-se muitas atividades relacionadas com a nutrição e a alimentação, com a participação de cerca de 150 países, incluindo Portugal.
As estimativas indicam que o número de habitantes do planeta vai superar os nove bilhões de pessoas em 2050, e a FAO estima que a produção mundial de alimentos vai ter que aumentar em 60% para poder atender as novas demandas alimentares. Por outro lado, os pequenos agricultores familiares do mundo – que produzem a maior parte dos alimentos que consumimos – estão entre os mais afetados pelas altas temperaturas, as secas e os desastres relacionados a uma meteorologia adversa relacionada às mudanças climáticas.
No agrupamento comemorou-se este dia, fazendo à entrada da cantina um pequeno circuito com atividades lúdico-físicas e na cantina uma sobremesa diferente com fruta. Associando assim a atividade física à educação alimentar.

 

 


Dia Mundial da Saúde Mental

No dia 10 de Outubro de 2016 (Segunda-feira), Dia Mundial da Saúde Mental, os alunos dos 2º e 3º ciclos do agrupamento participaram nas atividades do âmbito da promoção da saúde mental e desenvolvimento de competências socioemocionais, dinamizadas pela equipa de promoção da educação para a saúde do agrupamento com a colaboração de alguns docentes.
Esta data foi criada em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental (World Federation for Mental Health). A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a saúde mental uma prioridade e defende que a questão da saúde mental não é estritamente um problema de saúde.
As perturbações de natureza mental estão a crescer e os distúrbios mentais, independentemente da sua gravidade, são uma das principais doenças incapacitantes do século XXI. A depressão é a segunda causa de incapacidade na União Europeia. As doenças mentais e, particularmente a depressão, são o fator de maior risco de suicídio.

 

 


 

DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR - 17 NOVEMBRO 2016


A doença pulmonar obstrutiva crónica, o cancro do pulmão, da laringe e doenças cardiovasculares são, infelizmente, alguns exemplos de patologias devidas à exposição ao tabaco. Estas doenças são responsáveis por uma elevada mortalidade e morbilidade, internamentos hospitalares, perdas de dias de trabalho e reforma antecipada por invalidez, representando elevados custos económicos para a sociedade.
O dia 17 de novembro, dia do não fumador, deve ser um dia de reflexão e ação.
Os alunos da escola sede tiveram oportunidade de “jogar ao abate o tabaco”, simulação de um jogo de bowling. A equipa do gabinete de apoio ao aluno organizou a atividade com colaboração de um grupo de aluno da turma do 8º B e ainda ofereceram aos adultos que fumam, cigarros de papel com caveiras.

 

 


Já foi relembrado na escola básica de Eixo a importância de uma alimentação saudável. Este ano deu-se relevância às ervas aromáticas como alternativa ao sal. Os alunos do agrupamento participaram nas atividades com cartazes, maquetes, desenhos, etiquetas e receitas alusivos ao tema. Trouxeram ainda raminhos de ervas aromáticas que foram penduradas à entrada da cantina.
Juntos contra o sal!

 

 
Projeto "Sopa.come"
 
O Agrupamento de Escolas de Eixo aderiu ao projeto "Sopa.come" desde 2014, que é uma iniciativa de intervenção comunitária que tem como objetivo melhorar a saúde da população da Região Centro através da redução de sal adicionado na confeção da sopa.