Projeto "Descobrir Sentidos"

Enquadra-se no conceito de Sala Snoezelen, uma modalidade sensorial que proporciona conforto e oferece uma grande quantidade de estímulos sensoriais, que podem ser usados de forma individual ou combinada com música, estimulação táctil e aromas.
No Agrupamento de Escolas de Eixo, o projeto é desenvolvido num espaço criado na sala de multideficiência (CAA), desde o ano letivo 2018/2019.
O ambiente desta sala proporciona o autocontrolo, a autonomia, a descoberta e a exploração. Esta integração sensorial é uma terapia útil para lidar com problemas como dificuldades de aprendizagem, autismo, perturbação de hiperatividade e défice de atenção, perturbações mentais, problemas ao nível motor, dispraxia, problemas comportamentais e /ou a diminuição dos níveis de ansiedade e de tensão.
Nas crianças, a intervenção é centrada no brincar, promovendo a construção de experiências sensoriais. Nos adultos pode permitir a reabilitação de áreas comprometidas que decorrem do envelhecimento, com contributos metodológicos diferenciados.Atividades a desenvolver:
Dinamização com turmas do 2º e 3ºciclos, para exploração do espaço e introdução de respostas para alunos com défices cognitivos, comportamentais.
Dinamização com alunos do pré-escolar e 1º ciclo, na promoção de vivências com sensações sensoriais;
Promover momentos com os idosos da Associação AME, com terapias não diretivas, no sentido de estimular a confiança e o relaxamento.