A decorrer pelo quarto ano consecutivo  neste agrupamento,  o Projeto, “Ciência em Ponto Pequeno” destina-se a todos os alunos de 3º e 4º anos do 1º ciclo do agrupamento e visa melhorar a literacia cientifica dos alunos, de forma a sustentar melhor as aprendizagens futuras no âmbito das ciências. As crianças destas idades, são transportadas para a escola sede e em contextos de aprendizagem científica mais formais (laboratórios de Ciências Naturais e Ciências Físico-Químicas, com professores destas áreas), experimentam atividades novas, sendo ajudadas a desenvolver um pensamento científico mais consistente, quer ao nível dos conhecimentos / competências científicas, quer ao nível das atitudes face à ciência.

Por outro lado, pretende-se, com este projeto de acolhimento nos laboratórios da "escola grande", reforçar nas crianças, o sentido de pertença ao agrupamento e ajudar as famílias a reconhecer  nele, vantagens e potencialidades para o desenvolvimento de um percurso integral e de qualidade na escolarização até ao 9º ano.

 

Este projeto, que se encontra já incluído no Portal STENCIL (Science Teaching European Network for Creativity and Innovation in Learning) bem como no Portal "Aveiro Empreendedor" irá, a partir deste ano letivo, estender-se ao ensino pré-escolar (Ciência em Miniatura).  Porque é aí que a curiosidade começa!

 

 Consulte aqui as atividades do projeto.

 

                          


 

 

Terminou mais um conjunto de sessões do projeto Ciência em Ponto Pequeno cuja temática foi a observação de peixes: classificação, forma de revestimento e sistema respiratório.
Os nossos alunos do 3º e 4º ano de escolaridade dedicaram-se a descobrir alguns segredos do carapau. Colocaram mãos à obra e observaram-no por fora e por dentro: não é que a sua respiração não é igual à nossa!
O seu empenho e entusiasmo vai continuar a encher o laboratório uma vez por semana.